Como o OneNote transformou o modo de ensino de uma escola inglesa

Como o OneNote transformou o modo de ensino de uma escola inglesa

Myddelton College é um colégio no Reino Unido, cujo principal objetivo era preparar os jovens para a vida e para o mercado de trabalho no século XXI. E, ao usar o OneNote, a experiência foi transformadora e significativa na vida dos alunos.

O obje­ti­vo era que a exper­iên­cia edu­ca­cional de uma cri­ança se assemel­has­se a um fluxo de tra­bal­ho mod­er­no, um exer­cí­cio muito mais colab­o­ra­ti­vo do que uma edu­cação tradi­cional pro­por­ciona, entre os próprios alunos e entre os alunos e os seus pro­fes­sores.

modo de ensino

Por que a escolha do OneNote?

A escol­ha do Microsoft OneNote como a prin­ci­pal fer­ra­men­ta para essa abor­dagem, foi fei­ta pelos próprios pro­fes­sores. Em essên­cia, o OneNote é um blo­co de ano­tações dig­i­tal, que per­mite aos alunos orga­ni­zar suas ano­tações da mes­ma maneira que pode­ri­am faz­er com o papel. É pos­sív­el faz­er pas­tas e armazenar pági­nas de ano­tações no OneNote. Estas notas ficam, então, disponíveis em qual­quer dis­pos­i­ti­vo conec­ta­do, em qual­quer lugar do mun­do. Empar­el­ha­do com um tablet e uma cane­ta dig­i­tal, o soft­ware fica ain­da mais atraente e os alunos podem com­ple­men­tar suas ano­tações com links, vídeos, fotos, áudios, ano­tações man­u­scritas e muito mais.

Entre­tan­to, o recur­so mata­dor vem na for­ma de uma adição espe­cial fei­ta pela Microsoft, ape­nas para o mer­ca­do de edu­cação: o OneNote Class Note­book. O uso do Class Note­book e do OneNote na sala de aula trans­for­mou total­mente o ensi­no e como os alunos apren­dem e cat­a­pul­tou as tare­fas da insti­tu­ição para o sécu­lo XXI. Ago­ra, são envi­adas ano­tações para os arquiv­os dos alunos antes de cada aula e tudo é mar­ca­do dig­i­tal­mente, encur­tan­do enorme­mente o ciclo de feed­back. Com isso, é pos­sív­el ver um tra­bal­ho ver­dadeira­mente colab­o­ra­ti­vo, em tem­po real, entre pro­fes­sores e seus alunos, em todas as ativi­dades.

Como foi a implementação da nova tecnologia?

A esco­la foi ini­ci­a­da em 2016, quan­do a 21st Cen­tu­ry Tech­nol­o­gy adquir­iu um imóv­el onde antiga­mente fun­ciona­va uma esco­la, mas que este­va fecha­da nos 3 anos ante­ri­ores.

Foi dado ao atu­al vice-dire­tor sênior da Myd­del­ton Col­lege o desafio de equipar todos os alunos com um tablet e atu­alizar a conexão sem fio e de rede da anti­ga esco­la. Um bom suporte téc­ni­co era essen­cial e o escol­hi­do para essa função era um par­ceiro Microsoft Gold. Eles foram necessários para real­mente enten­der a visão e a tec­nolo­gia que seria necessário uti­lizar, atu­al­izan­do o sis­tema sem fio com um sis­tema 5G inteligente e aju­dan­do a insta­lar uma lin­ha de fibra óti­ca de 300 Mbps com back­up de 100 Mbps.

Des­de o começo foi deci­di­do que seria usa­do o Microsoft OneNote para todo o plane­ja­men­to e entre­ga das aulas. Isso ocor­reu prin­ci­pal­mente porque a equipe de lid­er­ança sênior foi atraí­da pelo con­ceito de Design de Apren­diza­gem do Sécu­lo XXI (21CLD) e a Microsoft pro­duz­iu alguns recur­sos fan­tás­ti­cos sobre o assun­to (https://education.microsoft.com).

Padronização na sala de aula

A padroniza­ção do lay­out das pági­nas de lição do OneNote foi uma decisão que foi toma­da no iní­cio do pro­je­to e que foi muito impor­tante para seu suces­so em sala de aula. Dessa for­ma, todas as cri­anças pode­ri­am nave­g­ar por suas ano­tações da mes­ma maneira, em todas as aulas.

Cada lição começa com uma per­gun­ta inves­tiga­ti­va, onde os alunos devem ser capazes de respon­der até o final e uma Ativi­dade de Apren­diza­do Prévio (AAP), uma tare­fa de 10 min­u­tos que os alunos com­ple­tam antes da aula. Dessa for­ma, eles estão total­mente prepara­dos para a aula e evi­ta-se o tem­po gas­to na intro­dução dos con­ceitos, que são facil­mente intro­duzi­dos no tem­po de preparação dos alunos. Como todas as ano­tações são pro­duzi­das no OneNote, os alunos começam a visu­alizar o tra­bal­ho que lev­ou a um envolvi­men­to mais rápi­do no tem­po de aula.

Todas as lições no Myd­del­ton Col­lege começam com os alunos sen­ta­dos, abrindo disc­re­ta­mente o OneNote no dis­pos­i­ti­vo e con­cluin­do uma ativi­dade Do Now, pro­je­ta­da para ver­i­ficar se eles fiz­er­am a Ativi­dade de Apren­diza­do Prévio. As lições começam ráp­i­das e silen­ciosas e, com a intro­dução fora do cam­in­ho, é pos­sív­el entrar em dis­cussões mais pro­fun­das muito mais rap­i­da­mente do que em uma abor­dagem mais tradi­cional. Os alunos entram na sala de aula com uma opinião sobre o tema da lição em mente.

Essa abor­dagem con­sis­tente é fun­da­men­tal e é ded­i­ca­do tem­po de treina­men­to reg­u­lar sobre o OneNote e prob­le­mas téc­ni­cos em ger­al para os alunos e equipe da esco­la.  O OneNote é uma fer­ra­men­ta muito intu­iti­va, a maio­r­ia dos fun­cionários se famil­iar­iza com ele muito rap­i­da­mente e são muito bons em com­par­til­har infor­mações e apoiar um ao out­ro. Já os estu­dantes com­preen­dem a tec­nolo­gia muito rap­i­da­mente, é claro.

E como está o ensino agora?

A Myd­dle­ton Col­lege cresceu sig­ni­fica­ti­va­mente des­de o iní­cio até seu ter­ceiro ano, no final de 2018. A esco­la abriu com 83 alunos e atual­mente tem mais de 220, com 20 nacional­i­dades difer­entes rep­re­sen­tadas no Colé­gio. A abor­dagem do OneNote foi imple­men­ta­da e absorvi­da per­feita­mente por todos.

Foi apren­di­do a estru­tu­rar as ano­tações de tra­bal­ho dos alunos para eles. Nos primeiros dias, era per­mi­ti­do que eles copi­assem as ano­tações dos pro­fes­sores da Bib­liote­ca de Con­teú­do para arquiv­os próprios. Mas isso não é mais feito. Ago­ra os pro­fes­sores usam a função Dis­trib­ute New Sec­tion do Class Note­book para enviar novos ‘divi­sores de assun­tos’ a todos os alunos de uma tur­ma e, em segui­da, usar Dis­trib­ute Page para enviar novas ano­tações a todos os alunos, para que eles este­jam na seção cor­re­ta.

Um out­ro recur­so que tem aju­da­do no ensi­no e apren­diza­do é inserir links para out­ras pági­nas do OneNote, caso um aluno pre­cise revis­i­tar um con­ceito ou inserir links para mate­ri­ais on-line, vídeos do YouTube, palestras do TED, no nome dele. Em algu­mas lições, a redação exten­sa deve ser fei­ta usan­do papel e cane­ta. Tudo bem, con­tan­to que os alunos insir­am uma fotografia de seu tra­bal­ho na pági­na do OneNote ref­er­ente a lição. As ano­tações dos alunos se tornaram dinâmi­cas e conec­tadas, ala­van­can­do o poder da tec­nolo­gia para acel­er­ar o apren­diza­do.

Além dis­so, o colé­gio man­tém dois anos de notas do OneNote em mãos. A maio­r­ia dos pro­fes­sores está ago­ra aumen­tan­do e mel­ho­ran­do os planos de aula dos anos ante­ri­ores. Antes, os novos planos de aula eram cri­a­dos dire­ta­mente na Bib­liote­ca de Con­teú­do. Ago­ra eles são habil­i­ta­dos na seção Somente Pro­fes­sor e colo­ca­dos todos os novos con­teú­dos lá, o que evi­ta que os alunos vejam notas que os pro­fes­sores ain­da querem mel­ho­rar ou mudar de algu­ma for­ma.

É seguro diz­er que o uso do OneNote trans­for­mou total­mente o modo de ensi­no do Myd­del­ton Col­lege. É difí­cil para os pro­fes­sores imag­inarem voltar a uti­lizar uma abor­dagem mais tradi­cional de ensi­no, após usar uma fer­ra­men­ta tão práti­ca, orga­ni­za­da e poderosa como o OneNote. E isso irá se refle­tir no futuro, con­forme as esco­las e as tec­nolo­gias forem evoluin­do.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *