Como uma escola em Porto Rico trouxe vida à Química com Minecraft Education Edition

Como uma escola em Porto Rico trouxe vida à Química com Minecraft Education Edition

O cen­tro de Matemáti­ca, Ciên­cia e Tec­nolo­gia de San Juan, Por­to Rico, está usan­do o apren­diza­do basea­do em jogos para preparar o cam­in­ho para um novo nív­el de envolvi­men­to entre seus alunos. A insti­tu­ição faz parte do sis­tema de edu­cação munic­i­pal de San Juan e é recon­heci­da pela Microsoft jun­ta­mente com uma comu­nidade glob­al de out­ras esco­las envolvi­das na trans­for­mação edu­ca­cional do ensi­no fun­da­men­tal e médio. A esco­la decid­iu inte­grar Minecraft: Edu­ca­tion Edi­tion em seu cur­rícu­lo e viu resul­ta­dos empol­gantes no apren­diza­do STEM. 

Como foi a integração da sala de aula com o Minecraft: Education Edition 

Uma edu­cado­ra desafiou sua tur­ma a desen­volver um pro­du­to para uma empre­sa imag­inária. Os alunos pro­duzi­ram com­bi­nações no Minecraft: Edu­ca­tion Edi­tion Chem­istry usan­do os recur­sos Com­pound Cre­ator e Lab Table para cri­ar sub­stân­cias como fer­til­izantes de cresci­men­to rápi­do e água san­itária.  

Por meio des­ta lição, os alunos apren­der­am a com­bi­nar os com­pos­tos cor­re­tos através de ten­ta­ti­va e erro, apri­moran­do suas habil­i­dades de res­olução de prob­le­mas e apren­den­do méto­dos cien­tí­fi­cos. Eles exerci­taram cautela ao com­bi­nar com­pos­tos: um movi­men­to erra­do e eles pode­ri­am acabar cau­san­do uma explosão no jogo! Essa explo­ração é rel­e­vante para cenários reais de segu­rança em lab­o­ratório. “O Com­pound Cre­ator e a Lab Table que cri­aram os com­pos­tos foram o que mais nos aju­dou”, expli­ca Ana Paracisi­ni, alu­na do Cen­tro de Matemáti­ca, Ciên­cias e Tec­nolo­gia de San Juan. Ana con­seguiu cri­ar amô­nia, algo que ela nor­mal­mente não seria capaz de exper­i­men­tar em um ambi­ente tradi­cional de lab­o­ratório de ciên­cias da esco­la. 

  

 

Uma nova experiência de aprendizado 

Atual­mente, o MinecraftEdu­ca­tion Edi­tion per­mi­tiu que os alunos do cen­tro de Matemáti­ca, Ciên­cia e Tec­nolo­gia de San Juan cri­assem e trans­for­massem suas próprias exper­iên­cias de apren­diza­do.  

O pro­fes­sor San­tos Despi­au diz que o Minecraft trans­for­ma a exper­iên­cia do apren­diza­do de Quími­ca porque “se estende além dos esti­los tradi­cionais de apren­diza­do e per­mite que as aulas sejam trans­for­madas em exper­iên­cias diver­tidas e inter­a­ti­vas”.  

Assista o vídeo a seguir para ver essa história com­ple­ta: 

Sai­ba mais sobre o Chem­istry Resource Pack e acesse aulas gra­tu­itas (em inglês) cli­can­do aqui. 

Quer que sua esco­la dê um pas­so à frente e trans­forme o modo como os alunos apren­dem? Entre em con­ta­to com a Innovent! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *