10 formas de criar uma sala de aula inclusiva usando ferramentas Microsoft

10 formas de criar uma sala de aula inclusiva usando ferramentas Microsoft

Nas salas de aula de hoje em dia, é nor­mal encon­trar uma maior diver­si­dade de alunos. Os pro­fes­sores vestem suas capas de super-heróis todos os dias, fazen­do cam­in­hos extra­ordinários para atin­gir cada um de seus alunos. Desde cri­ar cur­rícu­lo inclu­si­vo em dis­ci­plinas cen­trais como leitu­ra, escri­ta e matemáti­ca, até dar voz a cada um dos alunos. Esta­mos hon­ran­do o tra­bal­ho desses pro­fes­sores vamos destacar no post de hoje, algu­mas fer­ra­men­tas para aju­dar os pro­fes­sores nas salas de aula. 

Os pro­fes­sores que têm a mis­são de cri­ar uma sala de aula inclu­si­va para todos os alunos têm total apoio da Microsoft Edu­cação. Veja quais são as 10 for­mas de cri­ar uma sala de aula inclu­si­va usan­do fer­ra­men­tas da Microsoft, onde elas apoiarão o apren­diza­do em neces­si­dades e habil­i­dades úni­cas. 

 

1 – Facilitar o entendimento e o significado das palavras e melhorar o vocabulário 

Ver uma palavra e atribuir sig­nifi­ca­do a ela envolve vários proces­sos cog­ni­tivos. Uma for­ma de aju­dar os alunos a apren­derem a faz­er essas conexões é uti­lizan­do o Dicionário de Ima­gens e o Read Aloud no Immer­sive Read­er.  

Ao sele­cionar uma palavra, o Dicionário de Ima­gens mostrará uma imagem des­criti­va. E, se a palavra tiv­er mais de um sig­nifi­ca­do, serão mostradas difer­entes ima­gens para cada sig­nifi­ca­do da palavra.  

Read Aloud conec­ta o tex­to a alunos com defi­ciên­cias visuais e aju­da na práti­ca da pronún­cia. Fornecer entradas visuais e de áudio dá a todos os alunos e espe­cial­mente aos alunos com dislex­ia as exper­iên­cias mul­ti­ssenso­ri­ais necessárias para inserir essa palavra em seu vocab­ulário. 

 

Exper­i­mente: Da próx­i­ma vez que você fiz­er um teste de vocab­ulário, tente fornecer a lista de palavras do vocab­ulário no OneNote. Mostre aos alunos que eles podem clicar em Immer­sive Read­er, depois clique na palavra do vocab­ulário para ver uma imagem do que a palavra sig­nifi­ca e ler em voz alta. 

 

2 – Facilitar a concentração na leitura 

Com a quan­ti­dade de mídia em difer­entes dis­pos­i­tivos no dia a dia dos alunos, nem sem­pre é fácil evi­tar as dis­trações on-line. As opções flexíveis de dimen­sion­a­men­to de tex­to, foco de lin­ha e cor de fun­do do Immer­sive Read­er tor­nam qual­quer doc­u­men­to, note­book ou foco na pági­na da web amigáv­el. Isso é par­tic­u­lar­mente útil para alunos com DDA e TDAH, bem como para alunos com dislex­ia. 

Exper­i­mente: Da próx­i­ma vez que você atribuir a leitu­ra a ser fei­ta a par­tir de um dis­pos­i­ti­vo, mostre aos alunos como sele­cionar o Immer­sive Read­er no OneNote, aumen­tar a fonte e sele­cionar o modo de foco de lin­ha. Sai­ba mais sobre fer­ra­men­tas de apren­diza­gem como o Immer­sive Read­er! 

3 – Melhore a pronúncia de palavras mais longas 

Sabe­mos que uma táti­ca tes­ta­da pelo tem­po está que­bran­do palavras em sílabas e artic­u­lan­do-as. Ago­ra, os alunos têm uma fer­ra­men­ta que fará isso auto­mati­ca­mente, aju­dan­do-os a fixar a pronún­cia. Os alunos podem até ver­i­ficar sua pronún­cia, sele­cio­nan­do a opção “Ler em voz alta” e ven­do o quão per­to eles estavam. Isto é par­tic­u­lar­mente útil para os estu­dantes com dislex­ia que muitas vezes têm difi­cul­dade em com­bi­nar as letras com os sons. 

Exper­i­mente: na próx­i­ma vez que você atribuir a leitu­ra a ser fei­ta em casa, instrua os alunos a dividi­rem as palavras em sílabas no Immer­sive Read­er ou, se não sou­berem como pro­nun­ciá-las, a usar o Ler em voz alta. 

 

4 – Entender gramática e a estrutura de sentenças mais rapidamente 

Enten­der partes do dis­cur­so é fun­da­men­tal para o desen­volvi­men­to da fluên­cia da leitu­ra. O Immer­sive Read­er pode aju­dar rotu­lan­do ou desta­can­do sub­stan­tivos, ver­bos, adje­tivos e advér­bios. Isso apoia todos os alunos, espe­cial­mente aque­les com dislex­ia, à medi­da que desen­volvem sua capaci­dade de encon­trar padrões nas palavras. 

 Exper­i­mente: na próx­i­ma vez que você atribuir a práti­ca gra­mat­i­cal, deixe que os alunos saibam que podem ver­i­ficar seu tra­bal­ho sele­cio­nan­do a opção Partes de fala no Immer­sive Read­er. 

 

5 — Capacitar os alunos para melhorar a qualidade de sua escrita 

Quan­do você pas­sa muito tem­po escreven­do, você quer ter certeza de que o tra­bal­ho final é poli­do. Ler em voz alta no Immer­sive Read­er per­mite que você ten­ha o doc­u­men­to que você escreveu em voz alta, para que você pos­sa mais facil­mente detec­tar erros. O Edi­tor no Word aju­da os alunos a iden­ti­ficar erros ortográ­fi­cos, fornece sinôn­i­mos para essas palavras incor­re­tas e ofer­ece a opção de ter a cor­reção ortográ­fi­ca sug­eri­da e os sinôn­i­mos lidos em voz alta. Isso tudo aju­da os alunos com dis­grafia que têm difi­cul­dade em revis­ar seu próprio tra­bal­ho escrito. 

Tente o seguinte: durante o proces­so de edição e revisão, incen­tive os alunos a usar o Ler em voz alta para ouvir o tra­bal­ho que eles ler­am de vol­ta para eles. Isso os aju­dará a iden­ti­ficar revisões e mel­ho­rar sua redação! 

6 – Torne mais fácil começar a escrever 

Todos nós olhamos para uma pági­na vazia com medo, imag­i­nan­do como vamos preenchê-la com belos tex­tos. Com o Dic­tate, no OneNote e no Word, os alunos podem ter sua fala trans­for­ma­da em tex­to na tela. Isso é espe­cial­mente útil para estu­dantes com dis­grafia que lutam com a escri­ta. 

Tente o seguinte: quan­do os alunos estiverem com prob­le­mas para começar, incen­tive-os a ati­var o Dic­tate e, em segui­da, debater em voz alta. Bas­ta ter algu­mas ideias e palavras na pági­na para aumen­tar o ímpeto e ajudá-las a con­quis­tar a pági­na em bran­co! Con­fi­ra mais ideias para uti­lizar o Dic­tate na sala de aula! 

 

7 – Quebre a barreira da linguagem 

Os alunos podem usar as mes­mas fer­ra­men­tas aci­ma quan­do apren­derem sua primeira lín­gua — e depois quan­do apren­derem uma segun­da lín­gua! Com a tradução de doc­u­men­tos e palavras no Immer­sive Read­er, você pode começar com um tex­to em espan­hol e traduzir palavras indi­vid­u­ais ou todo o doc­u­men­to para o inglês. Isso é útil para alunos com dislex­ia, que estão apren­den­do novos idiomas, e alunos de ESL, que podem com­bi­nar as palavras que con­hecem em sua primeira lín­gua com a segun­da lín­gua mais facil­mente do que nun­ca, usan­do sons, ima­gens e tex­to. 

Tente o seguinte: Ao atribuir pas­sagens para leitu­ra, coloque uma cópia no OneNote e mostre aos alunos que elas podem ser traduzi­das por palavra ou doc­u­men­to no Immer­sive Read­er. 

8 — Ajude os alunos a ler, entender os passos e mostrar seu trabalho em matemática 

Matemáti­ca é toda sobre mostran­do o seu proces­so de pen­sa­men­to e os pas­sos que você tomou para chegar à respos­ta. Math Solver mostra aos alunos os pas­sos para resolver um prob­le­ma de matemáti­ca, dan­do um mod­e­lo claro de como mostrar o seu tra­bal­ho. O Immer­sive Read­er tam­bém pode ler a notação da equação matemáti­ca, bem como as instruções pas­so-a-pas­so no Math Solver, em voz alta para os alunos. Isso aju­da os alunos com dis­cal­cu­lia a resolver prob­le­mas matemáti­cos e apren­der o que faz­er com prob­le­mas semel­hantes na próx­i­ma vez. 

Tente o seguinte: Se um aluno estiv­er ten­do prob­le­mas com um tipo especí­fi­co de prob­le­ma, incen­tive-o a usar o Math Solver para inserir as eta­pas em sua pági­na do OneNote. Eles podem ref­er­en­ciar as eta­pas enquan­to tra­bal­ham em prob­le­mas semel­hantes, aju­dan­do-os a seguir o mes­mo proces­so de solução, mas apli­can­do-o a novas equações. 

 

9 — Apresentar aos alunos, pais e colegas de trabalho, inclusive 

Ao faz­er uma apre­sen­tação para alunos, pais ou out­ros pro­fes­sores (ou ao ensi­nar os alunos a apre­sen­tar), ative leg­en­das e leg­en­das ao vivo no Pow­er­Point. As leg­en­das ao vivo aju­dam os alunos com defi­ciên­cia audi­ti­va ou aque­les que falam out­ros idiomas fora da sala de aula a acom­pan­har a apre­sen­tação. 

Encon­tran­do-se remo­ta­mente? Conecte-se com pais ou cole­gas on-line em uma reunião de equipes e ative as leg­en­das ao vivo para garan­tir que ninguém per­ca um momen­to, seja uma reunião glob­al de PLC ou uma con­fer­ên­cia de pais on-line. 

  

Tente isto: Use leg­en­das ao vivo do Pow­er­Point e leg­en­das durante a sua próx­i­ma con­fer­ên­cia de pais e pro­fes­sores. Ess­es quar­tos ficam lota­dos e os pais vão gostar de ver as leg­en­das. Eles podem até baixar o aplica­ti­vo Microsoft Trans­la­tor e traduzi-lo para o idioma que eles usam com mais fre­qüên­cia. 

 

10 — Construa a empatia do aluno com o MinecraftEducation Edition 

MinecraftEdu­ca­tion Edi­tion ofer­ece vários recur­sos que supor­tam o apren­diza­do inclu­si­vo, des­de o mul­ti­play­er em sala de aula para uma mel­hor colab­o­ração, até con­fig­u­rações per­son­al­izáveis do jogo, incluin­do uma inter­face de usuário de tex­to para fala. Como o pro­fes­sor espe­cial Sean Arnold e edu­cador de Nova York escreve neste arti­go do EdSurge, “os recur­sos de bate-papo são ati­va­dos com a fun­cional­i­dade de fala para tex­to, que per­mite que leitores e escritores em difi­cul­dades par­ticipem da comu­nidade em seu próprio rit­mo”. MinecraftEdu­ca­tion Edi­tion dá aos alunos com defi­ciên­cias físi­cas e int­elec­tu­ais a opor­tu­nidade de serem cria­tivos, explo­ram sem medo do fra­cas­so e sen­tem uma sen­sação de autono­mia na sala de aula. Arnold expli­ca: “meus alunos não estavam mais con­fi­na­dos a cadeiras de rodas ou sus­pen­sórios de per­nas; eles podi­am andar, cri­ar e até voar. É um mun­do onde eles estão livres do ridícu­lo, livres de suas lutas do mun­do real e livres para cri­ar um mun­do que eles dese­jam.” 

Sabe­mos que mel­hores resul­ta­dos dos alunos, tem­po dos pro­fes­sores, orça­men­tos esco­lares e car­gas de tra­bal­ho da equipe de TI são pri­or­i­dade para todos os dis­tri­tos esco­lares e líderes esco­lares. É por isso que fize­mos uma parce­ria com a For­rester Con­sult­ing para faz­er uma análise de impacto econômi­co total em torno das tec­nolo­gias assis­ti­vas da Microsoft para edu­cação. Infor­ma­dos por entre­vis­tas em qua­tro dis­tri­tos da Microsoft 365 (M365) usan­do nos­sas fer­ra­men­tas de aces­si­bil­i­dade, as descober­tas apon­taram três bene­fí­cios prin­ci­pais: mel­hor apren­diza­do dos alunos, redução de cus­tos e esforços, econo­mia de tem­po e aumen­to da eficá­cia. 

Ansioso por explo­rar as fer­ra­men­tas de aces­si­bil­i­dade da Microsoft em sua sala de aula? Comece a usar o Office 365 Edu­ca­tion ago­ra! Entre em con­ta­to com a Innovent Edu­ca­cional cli­can­do aqui

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