Para a educação, não basta fazer a transformação digital sem estimular a transformação dos professores. O ensino precisa ser melhorado para que os custos com a digitalização se justifiquem. Mas, para isso, contamos com o compromisso dos professores.
Os requisitos pedagógicos devem ser o ponto de partida da digitalização nas escolas. Ensinar não é só falar dos aplicativos e para que eles servem, é usá-los efetivamente. Usá-los para ensinar, para fazer uma lição, para ajudar em um trabalho, etc.
Não se livre do caderno. Busque um melhor!
Uma das ferramentas mais importantes no ensino e na aprendizagem de matemática e física é o lápis e o caderno. Escrever equações à mão é uma parte crucial do ensino e da aprendizagem de física. E com a transformação digital, você professor, não precisa se livrar do caderno. Busque um caderno melhor!
O OneNote é um caderno digital interativo, onde as aulas podem ser organizadas por segmentos como: avaliações, capítulos, temas, bimestres, ou o que o professor achar necessário para a sala de aula. O OneNote é uma ferramenta digital onde os professores podem combinar conteúdo da web, interatividade, fazer simulações e gráficos e muito mais.
Transformação digital para gerar interesse e engajamento na sala de aula
As crianças e os adolescentes estão acostumados com um modelo de aprendizado tradicional, eles não veem muitas formas de utilizar o aprendizado na vida real. A transformação digital é uma maneira de simular formas de utilizar todo o aprendizado em sala de aula, além de assimilar melhor as lições, os temas, gráficos e cálculos.
O uso do OneNote para ensinar em sala de aula propicia uma experiência nova para professor e aluno, criando um maior interesse, maior engajamento.
A novidade de usar essa tecnologia na sala de aula certamente irá tornar as coisas mais divertidas. Mas a diversão precisa ser acompanhada de conteúdo, e, nesse caso, o conteúdo das aulas pode permanecer praticamente o mesmo ou pode até ser ampliado por meio dos métodos alternativos de explicação do tablet e do OneNote.
Com o OneNote o professor pode dar notas de participação em aula para os alunos. Além disso, se o aluno estivesse doente e não pudesse assistir a aula presencialmente, ele poderia acompanhar as aulas ao vivo em casa e recapitular os temas quando voltasse à sala de aula.
Interatividade com o conteúdo
As equações e definições escritas à mão agora vem com simulações interativas, figuras ou problemas de livros (inseridos via Lens). O professor pode complementá-los com seus próprios esboços e desenhos, dados coletados de experimentos ou demonstrações, fotos ou vídeos de apresentações em sala de aula e assim por diante. Todos bem organizados cronologicamente exatamente como apareceram nas aulas.
Todo o conteúdo das aulas de física pode ser criado como um caderno, página por página, organizado por guias de tópicos. No final do ano, todos os alunos irão ter um resumo condensado, mas abrangente, do curso. Incluir todas os exercícios e explicações em sua ordem correta nas anotações da aula, em vez de em uma biblioteca separada em algum Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (LMS), é uma maneira poderosa de ajudar os alunos a dominar diferentes tópicos.
Mas é com os cadernos do OneNote que as possibilidades reais se abrem. É fácil fornecer material extra ou links para outras fontes para estudantes específicos com base em seus resultados.
Utilizar o OneNote para ensinar física em sala de aula faz com que o professor consiga comentar, observar e acompanhar o progresso dos alunos enquanto trabalham, onde quer que estejam. Esse é um grande passo em termos de acompanhar o aluno e ser capaz de fornecer uma avaliação formativa.
A educação não trata de quais aplicativos ou hardware usar. Mas, experimente utilizar o OneNote para ensinar física ou qualquer outra matéria aos seus alunos para ter uma nova experiência em sala de aula.
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