Usando o OneNote para Ensinar Física aos alunos

Usando o OneNote para Ensinar Física aos alunos

Para a edu­cação, não bas­ta faz­er a trans­for­mação dig­i­tal sem estim­u­lar a trans­for­mação dos pro­fes­sores. O ensi­no pre­cisa ser mel­ho­ra­do para que os cus­tos com a dig­i­tal­iza­ção se jus­ti­fiquem. Mas, para isso, con­ta­mos com o com­pro­mis­so dos pro­fes­sores. 

Os req­ui­si­tos pedagógi­cos devem ser o pon­to de par­ti­da da dig­i­tal­iza­ção nas esco­las. Ensi­nar não é só falar dos aplica­tivos e para que eles servem, é usá-los efe­ti­va­mente. Usá-los para ensi­nar, para faz­er uma lição, para aju­dar em um tra­bal­ho, etc. 

 

Não se livre do caderno. Busque um melhor! 

Uma das fer­ra­men­tas mais impor­tantes no ensi­no e na apren­diza­gem de matemáti­ca e físi­ca é o lápis e o cader­no. Escr­ev­er equações à mão é uma parte cru­cial do ensi­no e da apren­diza­gem de físi­ca. E com a trans­for­mação dig­i­tal, você pro­fes­sor, não pre­cisa se livrar do cader­no. Busque um cader­no mel­hor! 

O OneNote é um cader­no dig­i­tal inter­a­ti­vo, onde as aulas podem ser orga­ni­zadas por seg­men­tos como: avali­ações, capí­tu­los, temas, bimestres, ou o que o pro­fes­sor achar necessário para a sala de aula. O OneNote é uma fer­ra­men­ta dig­i­tal onde os pro­fes­sores podem com­bi­nar con­teú­do da web, inter­a­tivi­dade, faz­er sim­u­lações e grá­fi­cos e muito mais. 

 

Transformação digital para gerar interesse e engajamento na sala de aula 

As cri­anças e os ado­les­centes estão acos­tu­ma­dos com um mod­e­lo de apren­diza­do tradi­cional, eles não veem muitas for­mas de uti­lizar o apren­diza­do na vida real. A trans­for­mação dig­i­tal é uma maneira de sim­u­lar for­mas de uti­lizar todo o apren­diza­do em sala de aula, além de assim­i­lar mel­hor as lições, os temas, grá­fi­cos e cál­cu­los. 

O uso do OneNote para ensi­nar em sala de aula prop­i­cia uma exper­iên­cia nova para pro­fes­sor e aluno, crian­do um maior inter­esse, maior enga­ja­men­to.  

A novi­dade de usar essa tec­nolo­gia na sala de aula cer­ta­mente irá tornar as coisas mais diver­tidas. Mas a diver­são pre­cisa ser acom­pan­ha­da de con­teú­do, e, nesse caso, o con­teú­do das aulas pode per­manecer prati­ca­mente o mes­mo ou pode até ser ampli­a­do por meio dos méto­dos alter­na­tivos de expli­cação do tablet e do OneNote. 

Com o OneNote o pro­fes­sor pode dar notas de par­tic­i­pação em aula para os alunos. Além dis­so, se o aluno estivesse doente e não pudesse assi­s­tir a aula pres­en­cial­mente, ele pode­ria acom­pan­har as aulas ao vivo em casa e recapitular os temas quan­do voltasse à sala de aula.  

 

Interatividade com o conteúdo

As equações e definições escritas à mão ago­ra vem com sim­u­lações inter­a­ti­vas, fig­uras ou prob­le­mas de livros (inseri­dos via Lens). O pro­fes­sor pode com­ple­men­tá-los com seus próprios esboços e desen­hos, dados cole­ta­dos de exper­i­men­tos ou demon­strações, fotos ou vídeos de apre­sen­tações em sala de aula e assim por diante. Todos bem orga­ni­za­dos crono­logi­ca­mente exata­mente como apare­ce­r­am nas aulas. 

Todo o con­teú­do das aulas de físi­ca pode ser cri­a­do como um cader­no, pági­na por pági­na, orga­ni­za­do por guias de tópi­cos. No final do ano, todos os alunos irão ter um resumo con­den­sa­do, mas abrangente, do cur­so. Incluir todas os exer­cí­cios e expli­cações em sua ordem cor­re­ta nas ano­tações da aula, em vez de em uma bib­liote­ca sep­a­ra­da em algum Sis­tema de Geren­ci­a­men­to de Apren­diza­gem (LMS), é uma maneira poderosa de aju­dar os alunos a dom­i­nar difer­entes tópi­cos. 

Mas é com os cader­nos do OneNote que as pos­si­bil­i­dades reais se abrem. É fácil fornecer mate­r­i­al extra ou links para out­ras fontes para estu­dantes especí­fi­cos com base em seus resul­ta­dos.  

Uti­lizar o OneNote para ensi­nar físi­ca em sala de aula faz com que o   pro­fes­sor con­si­ga comen­tar, obser­var e acom­pan­har o pro­gres­so dos alunos enquan­to tra­bal­ham, onde quer que este­jam. Esse é um grande pas­so em ter­mos de acom­pan­har o aluno e ser capaz de fornecer uma avali­ação for­ma­ti­va.

A edu­cação não tra­ta de quais aplica­tivos ou hard­ware usar. Mas, exper­i­mente uti­lizar o OneNote para ensi­nar físi­ca ou qual­quer out­ra matéria aos seus alunos para ter uma nova exper­iên­cia em sala de aula.

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