Dispositivos na sala de aula: como tornar-se um professor à frente do seu tempo?

Dispositivos na sala de aula: como tornar-se um professor à frente do seu tempo?

Jun­ta­mente com o desen­volvi­men­to tec­nológi­co, os méto­dos tradi­cionais de ensi­no foram desafi­a­dos por vários méto­dos tec­no­logi­ca­mente avança­dos de ensi­no e apren­diza­gem. Essa tendên­cia rece­beu reações mis­tas: por um lado, teme-se que essas novas tec­nolo­gias sub­sti­tu­am com­ple­ta­mente os pro­fes­sores. Por out­ro lado, as expec­ta­ti­vas em relação à tec­nolo­gia tam­bém podem ser otimis­tas demais; que resolverá todos os prob­le­mas da apren­diza­gem. Mas será que é isso mes­mo?

Um estu­do recente fornece novas infor­mações sobre a mudança do papel do pro­fes­sor no ambi­ente esco­lar com suporte tec­nológi­co. De acor­do com as descober­tas da pesquisa, o uso da tec­nolo­gia muda o papel do pro­fes­sor de um fornece­dor tradi­cional de con­hec­i­men­to para um facil­i­ta­dor que guia os proces­sos de apren­diza­gem dos alunos e se enga­ja na solução con­jun­ta de prob­le­mas com os alunos. 

Pen­san­do de for­ma práti­ca, o pro­fes­sor guia os alunos em suas próprias descober­tas, fomen­tan­do a inter­ação, o ques­tion­a­men­to e a bus­ca por respostas, ao invés de ser ape­nas um locu­tor diante de alunos pas­sivos. 

E mais: a tec­nolo­gia, e jun­to com ela, o uso de dis­pos­i­tivos na sala de aula, ofer­ece uma var­iedade gigan­tesca de novas pos­si­bil­i­dades de apren­diza­do. 

 

Smart­phones na sala de aula: vilões ou aju­dantes? 

Os smart­phones tam­bém abrem novas pos­si­bil­i­dades para práti­cas pedagóg­i­cas em que os alunos têm um papel mais ati­vo do que antes. Com os próprios celu­lares, os alunos podem, por exem­p­lo, escr­ev­er roteiros e faz­er vídeos que ilus­tram os assun­tos a serem apren­di­dos em sala de aula. 

Ten­do isso em mente, os smart­phones podem ser óti­mos aju­dantes em sala de aula, se o pro­fes­sor tiv­er a qual­i­fi­cação para saber con­duzir os alunos a uti­lizarem seus celu­lares da mel­hor maneira pos­sív­el den­tro da sala, aumen­tan­do o foco e o inter­esse no assun­to que está sendo dis­cutido. 

 

A uti­liza­ção diver­si­fi­ca­da de dis­pos­i­tivos na sala de aula é um desafio 

Na mel­hor das hipóte­ses, a uti­liza­ção bem-suce­di­da da tec­nolo­gia ofer­ece opor­tu­nidades para apren­diza­do e ensi­no mais inter­a­tivos. O aluno, com o auxílio do pro­fes­sor, pode faz­er uma imer­são nas matérias da sala de aula, uti­lizar jogos e real­i­dade aumen­ta­da para apren­der de for­ma inter­a­ti­va e obje­ti­va.

Mas tam­bém, isso rep­re­sen­ta um desafio para o desen­volvi­men­to profis­sion­al e a for­mação de pro­fes­sores. A esco­la e os próprios pro­fes­sores pre­cisam inve­stir tem­po em qual­i­fi­cação para usar as tec­nolo­gias em sala de aula da mel­hor maneira.

Do pon­to de vista do desen­volvi­men­to de futur­os ambi­entes de apren­diza­do, é essen­cial o suces­so da uti­liza­ção de novas tec­nolo­gias, como tablets, smart­phones e jogos que apoiem o apren­diza­do, como o Minecraft da Microsoft.

 

Se você ficou inter­es­sa­do na imple­men­tação de tec­nolo­gias que aju­dem no apren­diza­do em sala de aula e capacitem o aluno para o futuro, entre em con­ta­to com um espe­cial­ista da Innovent Edu­ca­cional!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *