Uso de tecnologia na educação aumenta a motivação entre alunos

Uso de tecnologia na educação aumenta a motivação entre alunos

O uso da tec­nolo­gia na edu­cação é um recur­so que não pode ser igno­ra­do nos dias de hoje. Uti­lizar soft­wares edu­ca­cionaiden­tro e fora da sala de aula, com par­tic­i­pação ati­va dos alunos, é o que difer­en­cia as esco­las de hoje de esco­las de alguns anos atrás. 

Com isso, é pre­ciso tam­bém que os pro­fes­sores evolu­am à medi­da que novas tec­nolo­gias são inseri­das na sala de aula. Nem sem­pre dá para acom­pan­har no mes­mo rit­mo em que as novi­dades são lançadas. Mas é pos­sív­el, aos poucos, con­hecer uma por uma.  

 

A disseminação da tecnologia nas escolas 

Com o iní­cio do ano leti­vo, a mídia está abor­dando mais as tendên­cias de apren­diza­do, ped­a­gogia e sala de aula. O foco de muitos arti­gos está em salas de aula inteligentes, tendên­cias tec­nológ­i­cas e inteligên­cia arti­fi­cial usadas atual­mente na edu­cação.  

A maneira como a tec­nolo­gia está sendo ado­ta­da na ped­a­gogia e na apren­diza­gem tem sido um mod­e­lo de negó­cios em expan­são que afe­tou com­ple­ta­mente a cul­tura da edu­cação, das muitas empre­sas que empregam fer­ra­men­tas on-line para ver­i­ficar plá­gio às empre­sas que esta­b­ele­cem aulas par­tic­u­lares para estu­dantes de todas as idades às empre­sas que ofer­e­cem cur­sos em preparação para exam­es profis­sion­ais.  

Exis­tem até empre­sas que atu­alizaram seu for­ma­to analógi­co do pas­sa­do para um for­ma­to on-line de guias de estu­do, e cada vez mais empre­sas como a Read­ers ‘Favorite, que ofer­ece resen­has de livros e um serviço de revisão. 

 

Como implementar o uso da tecnologia na educação dos alunos? 

Aulas em que os pro­fes­sores falam e os alunos ape­nas fazem ano­tações já não fazem mais parte dos planos esco­lares da maio­r­ia das esco­las. Ao agre­gar um pouco mais de tec­nolo­gia den­tro da sala de aula o resul­ta­do do apren­diza­do pode ser mais pos­i­ti­vo. 

A clás­si­ca apre­sen­tação de slides, ape­sar de ain­da muito uti­liza­da, está ultra­pas­sa­da diante de tan­tos recur­sos que temos hoje em dia. Mas, muitas vezes, é o recur­so que o pro­fes­sor tem naque­le momen­to para deixar a aula visual­mente mais atra­ti­va. Para deixar a aula com slides ain­da mais inter­es­sante para os alunos é incluir vídeos, fotos e ani­mações que deix­em a aula o mais ilus­tra­ti­va pos­sív­el. 

 

Mas e os laboratórios de informática? 

Inve­stir em lab­o­ratórios de infor­máti­ca nas esco­las é impor­tante, mas não deve parar por aí. É pre­ciso que a esco­la e o pro­fes­sor estu­dem a mel­hor for­ma de incor­po­rar dis­pos­i­tivos dig­i­tais nas mãos dos alunos den­tro das salas de aula para que a tec­nolo­gia real­mente seja parte do apren­diza­do, assim como é parte do dia a dia dos alunos. 

O uso de soft­wares de edu­cação como jogos, cader­nos dig­i­tais, real­i­dade aumen­ta­da, comu­ni­cação e com­par­til­hamen­to e muitos out­ros é um impor­tante ali­a­do na hora de com­preen­der as diver­sas matérias da grade cur­ric­u­lar. 

 

Como a Microsoft pode ser uma importante aliada na sala de aula? 

A Microsoft pos­sui inúmeros pro­gra­mas para uso em sala de aula que aju­dam os pro­fes­sores a preparar aulas, ensi­nar, faz­er avali­ações e anal­is­ar o apren­diza­do da sala com mais foco e maior otimiza­ção do tem­po.  

Veja quais são os prin­ci­pais soft­wares Microsoft para a Edu­cação e como eles fun­cionam na sala de aula: 

 

OneNote: 

Um cader­no dig­i­tal onde pro­fes­sores e alunos podem se orga­ni­zar com blo­cos de notas esco­lares, desta­can­do espaços de tra­bal­hos pes­soais, além de uma bib­liote­ca de con­teú­do e espaço que moti­va a colab­o­ração dos estu­dantes. 

 

Teams: 

Um espaço onde cada aluno pode inter­a­gir com a sala e os pro­fes­sores, com­par­til­han­do con­hec­i­men­tos, dúvi­das e comen­tários. Com o Teams os pro­fes­sores con­seguem sep­a­rar as con­ver­sas por gru­pos de class­es, postar con­teú­dos e tirar dúvi­das de alunos onde quer que este­ja. 

 

Sway: 

Incen­tive seus alunos a cri­ar histórias dig­i­tais para serem com­par­til­hadas. 

Pro­fes­sores e estu­dantes podem cri­ar histórias dig­i­tais inter­a­ti­vas e de alta qual­i­dade em poucos min­u­tos e uti­lizan­do muitos recur­sos. Com o Sway é pos­sív­el uti­lizar ima­gens, tex­tos, vídeos e diver­sas out­ras mídias para cri­ar histórias que podem ser aces­sadas de qual­quer lugar ou dis­pos­i­ti­vo. 

 

Minecraft Edu­ca­tion Edi­tion 

O jogo Minecraft é uma aven­tu­ra imer­si­va em diver­sas matérias da grade cur­ric­u­lar. Diver­sos ambi­entes do jogo estim­u­lam o inter­esse ambi­en­tal com sim­u­lações de bio­mas, onde os alunos podem con­hecer mel­hor. Tam­bém é pos­sív­el pro­mover o con­hec­i­men­to históri­co com o jogo, repro­duzin­do construções anti­gas da história da humanidade. 

E não é ape­nas isso. O Minecraft estim­u­la a cria­tivi­dade, cria noção de espaço, exerci­ta a capaci­dade de plane­ja­men­to e toma­da de decisões, e muito mais. 

 

Ficou inter­es­sa­do em imple­men­tar mais tec­nolo­gia na sua esco­la? Entre em con­ta­to com a Innovent e peça para falar com um espe­cial­ista. 

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