Antigamente, o planejamento que os alunos montavam em sala de aula era feito em cadernos, agendas, utilizando marcadores, lápis e canetas coloridas e adesivos. O professor ajudava a organizar as anotações, ensinava as melhores formas de planejamento.
Hoje em dia, os alunos possuem tantas ferramentas digitais à disposição que cadernos, agendas e marcadores para fazer planejamento se tornaram praticamente obsoletos.
Uma dessas ferramentas digitais é o Microsoft OneNote: um caderno digital onde aluno e professor podem interagir com arquivos multimídia, de forma a ampliar ainda mais o ensino e o conhecimento. Mas, além de ser um caderno digital eficiente e cada vez mais popular nas escolas do mundo inteiro, o OneNote é ótimo para ajudar na organização e planejamento de alunos e professores.
Saiba mais como manter a organização com o OneNote.
Controles do professor
Existem três tipos de cadernos no OneNote que os professores podem criar para compartilhar os materiais do curso com os alunos:
A Biblioteca de conteúdo permite que o professor apresente materiais no modo somente visualização, para que os alunos não possam alterar o conteúdo. O professor pode adicionar vídeos, recortes de materiais da Web para leitura e inserir documentos, incluindo facilmente os links de origem.
O Bloco de notas da turma pode ser usado como um espaço de colaboração para que professores e alunos possam colaborar, compartilhar e organizar atribuições e projetos. Os professores podem criar seções somente para professores que incluem notas e materiais não disponíveis para os alunos exibirem e alternarem entre conteúdo bloqueado e desbloqueado a qualquer momento, permitindo que os alunos editem apenas determinadas seções quando apropriado.
Os Cadernos de Alunos podem ser compartilhados em particular entre alunos e professores, para que os alunos possam fazer anotações, fazer trabalhos de casa, acessar folhetos e fazer avaliações, além de poder acessar seus próprios materiais. O Bloco de notas do OneNote Class ainda possui uma guia matemática que permite que os alunos usem tablets ou computadores para mostrar seu trabalho.
Ferramentas do aluno
Os alunos podem criar listas de tarefas, vinculando tarefas ao Outlook para ajudá-los a dividir essas tarefas grandes em tarefas menores e mais fáceis de gerenciar. Eles podem separar ou consolidar essas tarefas, bem como interromper e destacar tarefas importantes. Eles também podem adicionar perguntas e criar caixas de seleção para monitorar e compartilhar o progresso com os professores. Há também a opção de compartilhar um link somente visualização com os pais, para que eles possam ver o progresso de seus filhos.
Ajuda extra pra a organização com o OneNote
A Microsoft ainda oferece cursos e tutoriais interativos sobre como gerenciar e organizar com o OneNote esses blocos de anotações para professores preocupados com o tempo e os recursos necessários para aprender um novo aplicativo. O gerenciamento dos cadernos é realmente muito simples quando você pega o jeito, e pode ajudar a realizar planos de aula eficazes de ano para ano todo. Além disso, as opções de personalização permitem individualizar as instruções dos alunos com Programas de Educação Individualizada (IEPs).
Para usar o Bloco de notas do OneNote, sua escola deve ter uma assinatura do Office 365 que inclua o OneDrive for Business para professores e alunos. Se você estiver interessado no que o Bloco de Notas do OneNote Class pode trazer para a sua sala de aula, entre em contato com o Gerente de Contas do Connection hoje para falar sobre o Office 365. E não se esqueça de verificar no próximo mês, quando discutirei os recursos de acessibilidade do OneNote Class Notebook e como ele pode ajudar a personalizar as instruções para os alunos com objetivos do IEP.
Quer saber mais? Clique aqui e fale com a Innovent.