4 maneiras pela qual a Microsoft está tornando o aprendizado mais acessível

4 maneiras pela qual a Microsoft está tornando o aprendizado mais acessível

Nos últi­mos dois anos, a Microsoft vem, disc­re­ta­mente, adi­cio­nan­do alguns recur­sos incríveis aos seus pro­du­tos, novas camadas que tor­nam o soft­ware que já usamos mais poderoso e acessív­el para pes­soas com difi­cul­dades de leitu­ra, defi­cientes visuais ou audi­tivos, apren­dizes de inglês ou pes­soas que sim­ples­mente querem per­son­alizar a maneira como recebem infor­mações e comu­ni­cam suas ideias. 

Essa mudança para uma maior inclusão ocor­reu sob a lid­er­ança de Satya Nadel­la, que se tornou CEO em 2014 e cujo primeiro fil­ho nasceu com neces­si­dades espe­ci­ais. Olhan­do para as ino­vações que vier­am da Microsoft nos últi­mos anos, é óbvio que a empre­sa está com­pro­meti­da em usar a tec­nolo­gia para mel­ho­rar o aces­so de todos. 

E isso é uma boa notí­cia para os pro­fes­sores, porque a difer­en­ci­ação de qual­i­dade é um desafio con­stante para todos nós. Se você quis­er dar aos seus alunos exper­iên­cias de apren­diza­do mais ric­as e per­son­al­izadas, reserve alguns min­u­tos para apren­der sobre essas qua­tro for­mas fan­tás­ti­cas que as fer­ra­men­tas da Microsoft podem faz­er acon­te­cer. 

1. FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM

As fer­ra­men­tas de apren­diza­gem é um con­jun­to de fer­ra­men­tas gra­tu­itas da Microsoft que aju­dam os usuários a mel­ho­rar sua exper­iên­cia de leitu­ra e escri­ta no Microsoft OneNote, no Word, no Out­look e no nave­g­ador Edge. Emb­o­ra a intenção orig­i­nal dessas fer­ra­men­tas fos­se aju­dar os alunos com difi­cul­dades de leitu­ra ou dislex­ia, eles nos per­mitem pro­je­tar nos­sa instrução mais uni­ver­salmente, de modo que todos os alunos pos­sam aces­sar os mate­ri­ais de qual­quer maneira que fun­cione mel­hor para eles. 

Na maio­r­ia dos lugares, as fer­ra­men­tas apare­cem sob o nome Immer­sive Read­er, que per­mite que os usuários mudem para um ambi­ente de leitu­ra livre de dis­trações, alterem o taman­ho da fonte e o espaça­men­to, que­brem as palavras em sílabas, pos­sam destacar fras­es e lim­item a exibição de lin­has. Ou seja, o usuário pode ajus­tar a leitu­ra da maneira que quis­er, de modo que fique mais con­fortáv­el e mais com­preen­sív­el.

Você pode ten­tar o Immer­sive Read­er indo para esta pági­na, ou veja como ele fun­ciona no OneNote no vídeo abaixo:

A pesquisa sobre a eficá­cia das fer­ra­men­tas de apren­diza­gem têm sido promis­so­ras. Um estu­do inde­pen­dente pub­li­ca­do em 2017 mostrou que os estu­dantes que usaram fer­ra­men­tas de apren­diza­gem apre­sen­taram maiores taxas de cresci­men­to na com­preen­são de leitu­ra em com­para­ção com coortes ante­ri­ores que não usaram as fer­ra­men­tas. 

 

Ideias para uso da Ferramenta de Aprendizagem na sala de aula:

  • Car­regue qual­quer PDF no OneNote (ou use o Blo­co de Notas do OneNote para com­par­til­har fol­hetos ou ano­tações com toda a tur­ma). Depois que o tex­to estiv­er no OneNote, os alunos poderão usar o Immer­sive Read­er para indicar as condições de leitu­ra que fun­cionam mel­hor para eles. 
  • Peça aos alunos que façam seus próprios tex­tos no Microsoft Word ou no OneNote e, em segui­da, use o recur­so Ler em Voz Alta para ouvir o que eles escrever­am. No estu­do de 2017, os alunos que usaram esse recur­so demon­straram mel­ho­rias notáveis em sua escri­ta: Com a capaci­dade de ouvir seu tex­to em voz alta em qual­quer fase do proces­so de escri­ta, os alunos mostraram mais moti­vação para revis­ar e edi­tar seus tex­tos do que nos anos ante­ri­ores. 
  • Se você usar o nave­g­ador Microsoft Edge, poderá enviar alunos para qual­quer pági­na da Web e eles poderão ler o tex­to em voz alta ou alternar para a visu­al­iza­ção de leitu­ra livre de dis­trações, onde poderão ampli­ar a fonte para facil­i­tar a leitu­ra, destacar o tex­to e até mes­mo faz­er ano­tações que podem ser sal­vas para mais tarde. O Edge tam­bém pode ser usa­do para ler qual­quer arqui­vo PDF ou ePub: Ao clicar com o botão dire­ito do mouse ness­es arquiv­os no Win­dows 10, bas­ta ir até “Abrir com” e escol­her o nave­g­ador Edge.

 

2. DICTATE

Esse sim­ples com­ple­men­to para Word, Pow­er­Point e Out­look per­mite que os usuários ditem o que dese­jam gravar. A fer­ra­men­ta de dita­do é exce­lente para recon­hecer com pre­cisão a fala, faz suposições muito boas sobre pon­tu­ação e uso de maiús­cu­las e supor­ta mais de 20 idiomas. 

Em breve você não pre­cis­ará insta­lar esse com­ple­men­to: nas próx­i­mas sem­anas, o Dic­tate virá inte­gra­do à maio­r­ia das fer­ra­men­tas do Office e estará pron­to para ser exe­cu­ta­do em todos os com­puta­dores com Win­dows 10 — bas­ta pres­sion­ar a tecla Win­dows + H e exper­i­men­tar esse recur­so!

 

Ideias para o uso do Dictate em sala de aula

  • Ajude os alunos que pos­suem maior difi­cul­dades em colo­car suas idéias no papel através do dita­do. Depois de terem redigi­do um tex­to através do dita­do, os alunos podem ir ao próx­i­mo pas­so, que seria edi­tar o tex­to escrito e mel­horá-lo.
  • Ofer­eça o dita­do como uma opção de escri­ta para estu­dantes com dis­grafia. 

 

3. EDITOR

Você pode não ter perce­bido, mas o recur­so “Ver­i­ficar ortografia” no Word e no Pow­er­Point obteve uma atu­al­iza­ção enorme. Ago­ra, quan­do você ver­i­fi­ca a ortografia, você obtém muito mais do que ape­nas uma lista de palavras sug­eri­das: Cada palavra sug­eri­da é defini­da com alguns sinôn­i­mos para aju­dar o escritor a deter­mi­nar qual ortografia cor­re­sponde ao sig­nifi­ca­do que dese­ja. Ele tam­bém per­mite que os usuários ouçam a palavra em voz alta, o que tam­bém pode aju­dar na escol­ha da palavra cer­ta. 

Se você ensi­nar seus alunos a usar bem essa fer­ra­men­ta, ela poderá ajudá-los a tra­bal­har de for­ma mais inde­pen­dente e assumir mais a respon­s­abil­i­dade pela redação deles. Ele tam­bém pode fornecer exce­lente suporte para alunos de inglês e alunos com dislex­ia, que podem ter difi­cul­dade em com­bi­nar letras com o som das palavras que dese­jam usar.

4. TRADUTOR

O número de alunos que dese­jam apren­der uma nova lín­gua está aumen­tan­do e é muito diver­si­fi­ca­do, e os pro­fes­sores estão fazen­do tudo o que está ao seu alcance para aten­der às neces­si­dades dess­es alunos. Para ess­es pro­fes­sores, o Microsoft Trans­la­tor é uma fer­ra­men­ta que faz a difer­ença. Usan­do inteligên­cia arti­fi­cial, o Tradu­tor tran­screve e traduz as apre­sen­tações do Pow­er­Point dos pro­fes­sores para out­ros idiomas em tem­po real; em out­ras palavras, a tran­scrição é con­struí­da enquan­to o pro­fes­sor está apre­sen­tan­do . Usan­do um aplica­ti­vo em seus tele­fones, os alunos leem a tran­scrição em qual­quer idioma que escol­herem e podem dig­i­tar ou falar no aplica­ti­vo para con­tribuir com seus próprios comen­tários ou per­gun­tas; estes serão auto­mati­ca­mente traduzi­dos de vol­ta para o idioma do apre­sen­ta­dor. 

Assista em ação aqui:

Ideias para usar o Microsoft Tradutor em sala de aula

  • Dê aos alunos que estão apren­den­do uma nova lín­gua a capaci­dade de com­preen­der tex­tos e diál­o­gos e par­tic­i­par de dis­cussões em sala de aula, mes­mo que ninguém na sala fale o idioma. Os pro­fes­sores podem até usar Pow­er­Point para realizar tare­fas reg­u­lares de “limpeza”, como dis­cu­tir as próx­i­mas via­gens de cam­po, para que o Tradu­tor pos­sa man­ter os alunos no cir­cuito. 
  • Ajude os alunos de inglês emer­gentes a enten­der mel­hor o idioma fal­a­do usan­do o Tradu­tor para fornecer leg­en­das em inglês durante as apre­sen­tações. 
  • Envol­va os pais e mem­bros da família que não falam inglês usan­do o Tradu­tor para con­fer­ên­cias entre pais e pro­fes­sores, vis­i­tação públi­ca ou durante quais­quer even­tos esco­lares em que a par­tic­i­pação da família seja incen­ti­va­da. 
  • Dê aos alunos sur­dos ou com defi­ciên­cia audi­ti­va um mel­hor aces­so às dis­cussões em sala de aula. 

 

A nova declar­ação de mis­são da Microsoft é “capac­i­tar todas as pes­soas e todas as orga­ni­za­ções do plan­e­ta para con­seguir mais”. Ao tomar as fer­ra­men­tas que a maio­r­ia de nós usa há anos e lhes dá mais força, elas estão defin­i­ti­va­mente cumprindo essa mis­são. Como alguém que tem se apro­fun­da­do nos pro­du­tos do Google nos últi­mos anos, admi­to que não prestei mui­ta atenção ao que a Microsoft esta­va fazen­do. Se você esteve no mes­mo bar­co, peço que você dê uma olha­da mais de per­to: apos­to que você tam­bém ficará sur­pre­so.

 

Para saber mais sobre todas as maneiras como a Microsoft está tor­nan­do o apren­diza­do mais acessív­el, vis­ite microsoft.com/acces­si­bil­i­ty. 

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