Devido a pandemia do Covid-19 e com a suspensão das aulas presenciais para o combate ao vírus, todas as Instituições de Ensino tiveram que optar pelo ensino remoto.
Pesquisas mostram que tiveram múltiplos impactos tanto nas escolas, quanto nos alunos e educadores, que tiveram que se adaptar ao novo método de ensino. E os impactos continuarão a surgir exigindo um grande esforço do poder público para um planejamento de volta às aulas presencial.
E a pergunta que não quer calar é: como será a Educação em 2022?
Em um contexto de distanciamento social que obrigou educadores a criar meios remotos de fazer com que seus alunos continuem estudando, agora as Instituições estão se preparando para o retorno gradual.
Em muitas Instituições o ensino remoto migrará para o presencial com auxílio do ensino híbrido, no qual os professores precisam dar aulas presenciais e continuar ministrando aulas remotas.
De uma maneira ou de outra, existe uma mudança radical em relação à proposta de ensino tradicional e tudo caminha cada vez mais para que se torne personalizado.
Citando algumas possibilidades, o uso de tecnologia para criar modelos híbridos de educação pode favorecer escolas mais inovadoras, que abandonam totalmente a lógica conteudista clássica quanto para mudanças mais simples, adotadas por instituições ligadas a currículos mais tradicionais.
Nas mais inovadoras, o ensino é mais integrado, sem a divisão por disciplinas, com espaços físicos redesenhados, transformando a sala de aula em laboratórios. Utilizando tecnologias para elaborar metodologias diversificadas, essas escolas favorecem o desenvolvimento de valores, competências e habilidades a partir de problemas e projetos mais conectados com a realidade.
Para as escolas que possuem modelos curriculares mais tradicionais, o autor descreve um dos modelos, chamado sala de aula invertida. Nele, o docente propõe os temas que serão pesquisados pelos alunos na internet, em vídeos e na biblioteca, seguido da resolução de três ou quatro questões para avaliação. Em sala de aula, o professor promove debates, orienta os que ainda não dominaram o básico do conteúdo e propõe novos desafios aos que já dominaram.
Como toda e qualquer mudança é preciso tempo, paciência e investimento na formação do professor para que ele possa abraçar esse novo lugar com propriedade e confiança.
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