Jogos digitais + educação: Minecraft em Sala de aula

Jogos digitais + educação: Minecraft em Sala de aula

Brinnon é uma escola pequena com cerca de 60 crianças e aproximadamente seis educadores em tempo integral, os educadores desta escola em Washington estão procurando pensar grande, estabelecendo a estudantes de diferentes idade e níveis de confiança um caminho compartilhado para o sucesso.

 

 

Graças a paixão e ao con­hec­i­men­to de Jeff Gearhart, coor­de­nador de tec­nolo­gia do dis­tri­to esco­lar de Brin­non, eles desco­bri­ram este cam­in­ho através do Minecraft: Edu­ca­tion Edi­tion, um jogo dig­i­tal que envolve descober­tas, cri­ação e colab­o­ração. Com o Minecraft os alunos podem explo­rar novos mun­dos tridi­men­sion­ais e con­struí-los em colab­o­ração inde­pen­dente do seu nív­el de clas­si­fi­cação e desem­pen­ho.

 

 

Eu era um garo­to tími­do”, diz Jeff. ‘Me man­tinha intro­spec­ti­vo em meu tem­po de colé­gio. Nós temos muitos alunos assim aqui, que não querem sair da con­cha. Mas com o Minecraft, essas con­chas se foram”.

Jeff viu um proces­so real naque­les estu­dantes, que são reser­va­dos na classe mas con­tribuem ansiosa­mente em sua comu­nidade vir­tu­al, recu­peran­do parte dessa con­fi­ança. “Em um ambi­ente Minecraft e eles estão falan­do um com o out­ro e tra­bal­han­do em con­jun­to. Então quan­do deix­am a sala de aula eles con­tin­u­am inter­agin­do e até mes­mo desen­vol­ven­do out­ros tra­bal­hos”.

Os edu­cadores da esco­la Brin­non e seus estu­dantes que­ri­am com­par­til­har sua exper­iên­cia com cole­gas- assim, Jeff e três estu­dantes foram con­ver­sar com os leg­is­ladores do esta­do de Wash­ing­ton sobre o uso do Minecraft em sala de aula. “Eu acho que nós quise­mos mostrar, não pedir aju­da, mas plan­tar uma semente e mostrar o que o Minecraft pode faz­er”, diz o estu­dante Deakon Bud­nek.

Famil­iari­dade e con­for­to com jogos em um ambi­ente de apren­diza­gem tam­bém desen­volve habil­i­dades diver­sas para o futuro, diz Jeff. “No momen­to em que ter­mi­naram com o ensi­no médio ou a fac­ul­dade e con­seguem um emprego, terão a con­fi­ança de tra­bal­har em equipe e con­tribuir com o ambi­ente profis­sion­al.

 

 

Os desafios de Jeff den­tro do jogo são exer­cí­cios de res­olução de prob­le­mas situa­cionais, artic­u­la­dos em matemáti­ca práti­ca, geografia e, em alguns casos, habil­i­dades artís­ti­cas. “Você pode pedir a sua tur­ma que tra­bal­hem em um exer­cí­cio onde pre­cisam desen­volver uma grande casa, para isso eles pre­cisam desco­brir quais mate­ri­ais usar, quan­ti­dade e etc”.

Tra­bal­hamos na Ciên­cia e nós fize­mos um mun­do de Marte onde pre­cisá­va­mos sobre­viv­er”, lem­bra Kay­dence Yeo­man, out­ro aluno do colé­gio Brin­non.

Jeff incen­ti­va seus alunos a faz­er as per­gun­tas cer­tas. “Eles têm mate­ri­ais sufi­cientes, como árvores para pro­du­tos de madeira? Tem água para agri­cul­tura?”

O Minecraft pode ser usa­do até mes­mo para desen­volver habil­i­dades de arte, desafian­do os alunos a pro­je­tas um mon­u­men­to para seu mun­do vir­tu­al.

 

 

Jeff recon­hece que nem todos os edu­cadores serão tão inter­es­sa­dos quan­to ele na ideia de traz­er jogos para a sala de aula. Mas ele acha que é impor­tante ensi­nar esta ger­ação de alunos nos ter­mos e nas for­mas com que eles se sen­tem mais a von­tade. “Quer nos agrade ou não, sem­pre haverá mudanças no mun­do da edu­cação”, diz ele. “Esta é uma platafor­ma de apren­diza­gem para estu­dantes que pode trans­for­mar a edu­cação através da uti­liza­ção de con­teú­dos tradi­cional­mente ensi­na­dos de for­ma clás­si­ca como por exem­p­lo matemáti­ca de uma maneira total­mente difer­ente, lúdi­ca e par­tic­i­pa­ti­va”.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *