Um professor de ciências da computação engajando 250 escolas para aprender sobre mudança climática

Um professor de ciências da computação engajando 250 escolas para aprender sobre mudança climática

Há uma questão global inquietando a mente de Koen Timmers, destacando-se acima os muitos projetos que você esperaria de um dos top 50 professores do mundo.

Seu mais recente tra­bal­ho é o pro­je­to de ação climáti­ca – um pro­je­to em grupo dig­i­tal onde 250 esco­las em 69 país­es tra­bal­ham jun­tas para apren­der sobre as mudanças climáti­cas.

Tra­bal­han­do no pro­je­to, os alunos depen­dem de deter­mi­nadas fer­ra­men­tas edu­ca­cionais da Microsoft para explo­rar e par­til­har os seus con­hec­i­men­tos: eles cri­am vídeos no Office Mix, apre­sen­tações em Pow­er­Point e Sway e com­par­til­ham suas descober­tas sobre a mudanças climáti­cas com out­ros alunos com o Skype.

Des­ta for­ma, os alunos não apren­derão sobre impor­tantes obje­tivos de desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el pelo livro, mas dire­ta­mente do out­ro,” diz Koen, um pro­fes­sor de Ciên­cias de com­puta­dor for­ma­do na Bél­gi­ca, filantropo edu­ca­cional e um de 150.000 (Microsoft edu­cadores ino­vadores MIEs) ded­i­can­do-se a edu­car e capac­i­tar o mun­do, um aluno de cada vez.

Este pro­je­to de Koen foi recen­te­mente pre­mi­a­do como uma das 100 mel­hores ino­vações globais para edu­cação, e ele baseia muito de seu suces­so da aju­da incan­sáv­el de sua comu­nidade MIE.

Muitos cole­gas MIEs fazi­am parte des­ta viagem,” ele diz. “Ten­do con­ver­sas diárias via Skype e e-mail que nós ten­ta­mos apoiar uns aos out­ros, con­stan­te­mente, como tirar o mel­hor proveito de nos­sos alunos, man­ten­do em mente que deve­mos ten­tar faz­er do mun­do um lugar mel­hor.”

 

 

Koen, tam­bém é pesquisador PXL Uni­ver­si­ty Colege, Has­selt, recen­te­mente adi­ciona­do e recen­te­mente se tornou final­ista do top 50 no prêmio pro­fes­sor Glob­al 2017. Se alguém quis­er usar o ter­mo ‘pro­fes­sor glob­al’ lit­eral­mente, Koen se enquadraria per­feita­mente.

Em 2000, lamçou Zelfstudies.com, uma esco­la online com 36 cur­sos e 20.000 alunos. Há cin­co anos, ele desco­briu o pro­gra­ma MIE “ depois de rece­ber um bole­tim infor­ma­ti­vo”. Mas ele diz que foi uma sessão especí­fi­ca na sua primeira con­fer­ên­cia de E2 em Red­mond, Wash­ing­ton, que ver­dadeira­mente mudou sua vida.

Durante uma lig­ação emo­cional com um ofi­cial de evan­ge­lis­mo no cam­po de refu­gia­dos de Kaku­ma, algu­mas pes­soas prom­e­ter­am ter Skype reg­u­lar com refu­gia­dos no Quê­nia,” diz ele. “O que nós não sabi­amos então que era o cam­po de refu­gia­gos abri­ga 200.000 refu­gia­dos estu­dan­do em esco­las sem com­puta­dores nem ali­men­tação. Mas uma promes­sa é uma promes­sa.”

E assim nasceu o pro­je­to Kaku­ma.

O primeiro pas­so do pro­je­to e não tão sim­ples era levar com­puta­dores para o acam­pa­men­to. Des­de então, ele se trans­for­mou em uma cres­cente comu­nidade de mais de 100 edu­cadores por 40 país­es, ofer­e­cen­do ensi­no gra­tu­ito (usan­do o Skype) aos refu­gia­dos que fugi­ram da guer­ra e da fome na somália, Burun­di, Con­go e Sudão.

 

 

O Skype me per­mi­tiu mudança em edu­cação na base glob­al. Per­mi­tiu NOS conec­tar­mos com estu­dantes refu­gia­dos, pro­fes­sores e alunos ao redor do mun­do,” diz ele. “Não se tra­ta ape­nas ofer­e­cen­do con­hec­i­men­to (ensi­namos matemáti­ca, ciên­cias, lit­er­atu­ra, etc), mas podemos falar sobre hábitos, religião, esporte, cul­tura e ofer­e­cer a per­spec­ti­va cor­re­ta nas vidas dos refu­gia­dos. Des­ta for­ma nós luta­mos con­tra a desin­for­mação e a polar­iza­ção.”

O ACNUR e o Min­istério que­ni­ano da edu­cação ambos apoiam o pro­je­to Kaku­na. Ele tam­bém deu a Koen duas nomeações para o prêmio de pro­fes­sor Glob­al aci­ma men­cioa­do, ampla­mente recon­heci­do como o prêmio de Nobel da edu­cação. Incrível­mente Koen ago­ra bus­ca ir cada vez mais longe na direção da edu­cação de estu­dantes de todo o mun­do.

 

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