Há uma questão global inquietando a mente de Koen Timmers, destacando-se acima os muitos projetos que você esperaria de um dos top 50 professores do mundo.
Seu mais recente trabalho é o projeto de ação climática – um projeto em grupo digital onde 250 escolas em 69 países trabalham juntas para aprender sobre as mudanças climáticas.
Trabalhando no projeto, os alunos dependem de determinadas ferramentas educacionais da Microsoft para explorar e partilhar os seus conhecimentos: eles criam vídeos no Office Mix, apresentações em PowerPoint e Sway e compartilham suas descobertas sobre a mudanças climáticas com outros alunos com o Skype.
“Desta forma, os alunos não aprenderão sobre importantes objetivos de desenvolvimento sustentável pelo livro, mas diretamente do outro,” diz Koen, um professor de Ciências de computador formado na Bélgica, filantropo educacional e um de 150.000 (Microsoft educadores inovadores MIEs) dedicando-se a educar e capacitar o mundo, um aluno de cada vez.
Este projeto de Koen foi recentemente premiado como uma das 100 melhores inovações globais para educação, e ele baseia muito de seu sucesso da ajuda incansável de sua comunidade MIE.
“Muitos colegas MIEs faziam parte desta viagem,” ele diz. “Tendo conversas diárias via Skype e e-mail que nós tentamos apoiar uns aos outros, constantemente, como tirar o melhor proveito de nossos alunos, mantendo em mente que devemos tentar fazer do mundo um lugar melhor.”
Koen, também é pesquisador PXL University Colege, Hasselt, recentemente adicionado e recentemente se tornou finalista do top 50 no prêmio professor Global 2017. Se alguém quiser usar o termo ‘professor global’ literalmente, Koen se enquadraria perfeitamente.
Em 2000, lamçou Zelfstudies.com, uma escola online com 36 cursos e 20.000 alunos. Há cinco anos, ele descobriu o programa MIE “ depois de receber um boletim informativo”. Mas ele diz que foi uma sessão específica na sua primeira conferência de E2 em Redmond, Washington, que verdadeiramente mudou sua vida.
“Durante uma ligação emocional com um oficial de evangelismo no campo de refugiados de Kakuma, algumas pessoas prometeram ter Skype regular com refugiados no Quênia,” diz ele. “O que nós não sabiamos então que era o campo de refugiagos abriga 200.000 refugiados estudando em escolas sem computadores nem alimentação. Mas uma promessa é uma promessa.”
E assim nasceu o projeto Kakuma.
O primeiro passo do projeto e não tão simples era levar computadores para o acampamento. Desde então, ele se transformou em uma crescente comunidade de mais de 100 educadores por 40 países, oferecendo ensino gratuito (usando o Skype) aos refugiados que fugiram da guerra e da fome na somália, Burundi, Congo e Sudão.
“O Skype me permitiu mudança em educação na base global. Permitiu NOS conectarmos com estudantes refugiados, professores e alunos ao redor do mundo,” diz ele. “Não se trata apenas oferecendo conhecimento (ensinamos matemática, ciências, literatura, etc), mas podemos falar sobre hábitos, religião, esporte, cultura e oferecer a perspectiva correta nas vidas dos refugiados. Desta forma nós lutamos contra a desinformação e a polarização.”
O ACNUR e o Ministério queniano da educação ambos apoiam o projeto Kakuna. Ele também deu a Koen duas nomeações para o prêmio de professor Global acima mencioado, amplamente reconhecido como o prêmio de Nobel da educação. Incrívelmente Koen agora busca ir cada vez mais longe na direção da educação de estudantes de todo o mundo.