Jeanette Grisham é diretora assistente na Bellingham High School e atualmente está em seu segundo ano utilizando o OneNote com sua equipe para fazer observações acerca das turmas da instituição.
No ambiente escolar, a diretora contextualiza ainda, que sua equipe se engaja em ciclos de consulta para o processo de avaliação. Um ciclo de pesquisa incluiria observações com comentários de feedback após cada observação, um check-in no meio do ano com a equipe, outro ciclo e, em seguida, a avaliação.
Antes de usar o OneNote, ela criava scripts de observações e os codificava usando os indicadores da rubrica 5D — ela realmente seria a única que os veria. Durante os questionamentos, teria o script na tela de seu computador, mas o professor não poderia gastar muito tempo lendo, enquanto estivessem conversando. Além disso, Jeanette tentou usar aplicativos diferentes para script e código que seriam mais acessíveis aos professores, mas essas tentativas também falharam devido às etapas adicionais necessárias para comunicar onde o script estava ou para indicar que ele estava pronto para revisão.
Quando o ano letivo de 2016–2017 começou, a região estava em processo de implantar a iniciativa 1:1 em duas de suas escolas secundárias, que incluíam o uso do OneDrive e do OneNote. Embora o BHS não fosse distribuir isso para a equipe até o ano seguinte, a professora começou a brincar com o OneNote Staff Notebook e decidiu que queria usá-lo com seus professores para o ciclo de consulta.
“Nossa equipe administrativa se reuniu e todos decidimos que iríamos tentar. Eu configurei meu notebook com um espaço de colaboração e uma biblioteca de conteúdo. O espaço de colaboração não estava sendo usado — estou trabalhando nisso — e preenchi a biblioteca de conteúdo com os documentos de que eles precisariam”, diz. Isto é o que incluiu:
Foram criadas abas para cada professor, e dentro de suas páginas havia abas para o seguinte:
Também foram criadas tags personalizadas no OneNote, para que os professores pudessem codificar seus scripts com os indicadores da rubrica 5D+.
Cada indicador tem um símbolo específico e, quando o cursor passa sobre o símbolo, o professor sabe qual é o indicador. Veja um exemplo dos símbolos do indicador:
Agora, Jeanette escreve dentro da guia “observações de sala de aula” e deixa os professores saberem quando o roteiro está codificado. Eles podem, então, revisar o roteiro, para que as sessões de análise sejam produtivas. Abaixo, vejamos o exemplo de um script codificado:
“Também consegui brincar com a tecnologia do OneNote e incluí o vídeo da observação e imagens estáticas”, pontua a diretora.
Os professores também podem se comunicar com Jeanette através do OneNote. Podem adicionar suas respostas e perguntas, e notas enquanto conversam. Aqui está um exemplo:
A diretora pontua ainda, que fazer essas anotações por meio do OneNote fez toda a diferença, pois, os professores podem ler o roteiro antes de aplicá-lo e, em seguida, enviar as suas perguntas e comentários, o que torna o processo mais autêntico.
Juntamente com as observações da sala de aula, há também espaço para os professores compartilharem com a diretora, suas áreas de foco e metas de crescimento dos alunos. “Trabalhamos na área de foco do professor no início do ano e, em seguida, eles estabelecem seus objetivos de crescimento dos alunos conosco. Anteriormente, teríamos que anexar as duas cópias em papel e colocá-las em um arquivo. Toda vez que quiséssemos abordá-los ou analisá-los, teríamos que nos lembrar de retirá-los do arquivo. Agora, eles estão todos em um ponto e é mais fácil mantê-los nas nossas conversas mais recentes”, diz.
A capacidade de ter tudo em um único local, tornou as conversas sobre avaliações e as reuniões de check-in no meio do ano muito mais eficientes.
A guia “artefatos” é opcional para professores, porém, a diretora trabalha para usar esse espaço, para compartilharem o que estão trabalhando com seus alunos. “Se eles têm algo realmente legal e querem que eu veja, podem colocar isso lá. Eu tenho alguns que já estão usando esse espaço”, pontua Jeanette. Veja o exemplo abaixo:
No início do ano, a diretora comunica a cada professor em que avaliação eles estão: focada ou generalista. Se eles estão em uma avaliação focada, é determinado em qual critério eles são avaliados, conectando-os à sua área de foco. Caso sejam generalistas, é possível identificar sua área de foco, entretanto, Jeanette pontua evidências para todos os 30 indicadores.
“Quando os interrogamos, a conversa é tipicamente direcionada para sua área de foco. Na primavera, envio o formulário de avaliação específico para esse professor na guia “resumo”. Depois de analisar nossa última observação, peço aos funcionários que façam uma autoavaliação sobre os indicadores em que serão avaliados. Em seguida, nos reunimos para comparar as pontuações e preencher a avaliação final juntos”, conclui a educadora.
Durante os primeiros três anos como diretora assistente, Jeanette tentava encontrar formas mais eficientes de gerenciar sua documentação para avaliações. O uso do OneNote com sua equipe fez isso para ela. “Eu ainda não dominei isso, porém, eu sei que ainda há muito mais para aprender, mas sinto que está melhor do que antes. Continuarei meu aprendizado e quero propor algumas ideias, que podem tornar esse processo ainda mais eficiente”, finaliza.