Como inserir a tecnologia nas escolas

Como inserir a tecnologia nas escolas

Sua insti­tu­ição de ensi­no está preparan­do os alunos para o futuro? Seus pro­fes­sores estão atu­al­iza­dos com as novas fer­ra­men­tas de ensi­no? 

Se você respon­deu “não” a algu­ma dessas per­gun­tas, então leia esse post até o final e enten­da como a tec­nolo­gia está mudan­do o ensi­no e a for­ma como os alunos apren­dem. 

É papel da gestão esco­lar perce­ber quais são as con­tribuições ofer­e­ci­das pela tec­nolo­gia tan­to na sala de aula quan­to na gestão. Exis­tem fer­ra­men­tas capazes de con­quis­tar a atenção dos alunos, mel­ho­rar o apren­diza­do e aumen­tar a con­cen­tração. Veja quais são essas fer­ra­men­tas e como inseri-la na sua insti­tu­ição de ensi­no. 

 

Um caderno interativo e organizado com o OneNote 

Os pro­fes­sores estão sem­pre bus­can­do novas for­mas de man­ter os alunos inter­es­sa­dos, trazen­do novi­dades para a sala de aula. Uma das for­mas de faz­er isso é o OneNote. 

OneNote é um cader­no dig­i­tal, inter­a­ti­vo e orga­ni­za­do. Onde você pode ver as ativi­dades dos alunos, inter­a­gir com áudios, vídeos, desen­hos, grá­fi­cos, ima­gens e o que mais a aula pedir.  

O OneNote tam­bém serve como mate­r­i­al de apoio para as aulas dos pro­fes­sores, onde eles podem orga­ni­zar aulas, ano­tar desem­pen­hos de alunos e faz­er pesquisas pon­tu­ais em um só local.  

É uma tec­nolo­gia da Microsoft ino­vado­ra, ver­sátil e fácil de usar, des­de o ensi­no fun­da­men­tal infan­til até em uni­ver­si­dades. 

 

Aprender brincando com Minecraft Education Edition 

Minecraft é um dos jogos mais pop­u­lares de todos os tem­pos, prin­ci­pal­mente entre cri­anças e ado­les­centes. Pen­san­do nis­so, a Microsoft decid­iu unir a diver­são do jogo com apren­diza­do inter­a­ti­vo e criou uma ver­são edu­ca­cional de Minecraft. 

A ver­são educa­ti­va de Minecraft tem algu­mas fun­cional­i­dades difer­entes do jogo tradi­cional, como por exem­p­lo, uma câmera fotográ­fi­ca onde o aluno pode cap­turar a tela e com­par­til­há-la com o pro­fes­sor.  

O jogo exerci­ta a capaci­dade de plane­ja­men­to e toma­da de decisões. No Minecraft o aluno tem a liber­dade de mon­tar o mun­do vir­tu­al da maneira que dese­jar. Mas isso requer faz­er escol­has e plane­ja­men­to. Ao mes­mo tem­po que se pode con­stru­ir, tam­bém é pos­sív­el destru­ir con­struções para adquirir fer­ra­men­tas e equipa­men­tos novos que serão uteis para novas con­struções.  

Além dis­so, o jogo estim­u­la o inter­esse ambi­en­tal. A cada jogo ini­ci­a­do no Minecraft um novo bio­ma pode ser sim­u­la­do, e isso tam­bém é uma opor­tu­nidade de o aluno explo­rar lugares como flo­restas, deser­tos, mon­tan­has e enten­der mel­hor o fun­ciona­men­to de cada local. 

 

Flexibilizar a comunicação com Microsoft Teams 

Out­ra for­ma de inserir a tec­nolo­gia nas esco­las é com o Microsoft Teams. O Teams é um poderoso hub de comu­ni­cação e tra­bal­ho em equipe den­tro do Office 365 para edu­cação.  

Os pro­fes­sores se esforçam todos os dias em sala de aula para enga­jar os alunos e desen­volver uma comu­nidade de apren­diza­do. O Teams veio para aju­dar os pro­fes­sores nes­sa tare­fa, com uma ino­vado­ra for­ma de com­par­til­har con­teú­do. 

Teams é efi­ciente den­tro da sala de aula e fora dela tam­bém, per­mitin­do que os pro­fes­sores se conectem facil­mente uns aos out­ros e com­par­til­hem con­hec­i­men­tos, mel­hores práti­cas, planos de aula, infor­mações sobre o desen­volvi­men­to dos alunos e ped­a­gogia fora da sala de aula.  

 

Quais são os benefícios que a tecnologia nas escolas pode trazer aos alunos?

Atual­mente, o uso da tec­nolo­gia nas esco­las está ben­e­fi­cian­do não só o ensi­no e a apren­diza­gem dos alunos como a gestão das esco­las. Por­tan­to, a tec­nolo­gia só veio para mel­ho­rar e facil­i­tar o dia a dia das insti­tu­ições de ensi­no. Veja alguns exem­p­los: 

  • Mel­ho­ra a capaci­dade de colab­o­ração, através de ativi­dades em grupo 
  • Fer­ra­men­tas de leitu­ra imer­si­va (Immer­sive Read­er) é capaz de estim­u­lar o gos­to pela leitu­ra e facil­i­tar a com­preen­são e absorção do con­hec­i­men­to; 
  • Aprox­i­ma o diál­o­go entre pro­fes­sor e aluno; 
  • Des­per­ta o inter­esse e a curiosi­dade dos alunos com ativi­dades inter­a­ti­vas, que mis­tu­ram apren­diza­do e diver­são; 
  • É uma for­ma de aprox­i­mar as matérias de sala de aula da real­i­dade dos alunos; 
  • Tor­na a esco­la um ambi­ente atra­ti­vo; 
  • Aprox­i­ma os pais da esco­la. 

 

Como inserir a tecnologia na sua escola? 

Para inserir essas e out­ras fer­ra­men­tas tec­nológ­i­cas na sua esco­la, é pre­ciso de uma licença Microsoft para Edu­cação. Com a Innovent Edu­ca­cional você pode adquirir não só as licenças que neces­si­ta, mas ter um atendi­men­to per­son­al­iza­do e suporte téc­ni­co e treina­men­to das fer­ra­men­tas sem­pre que pre­cis­ar. 

Para con­hecer a licença ide­al para sua insti­tu­ição de ensi­no, fale com a Innovent Edu­ca­cional, cli­can­do aqui 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *