Uma escola sem papel

Uma escola sem papel

Você já pensou na possibilidade de uma sala de aula que não utiliza papel? E uma escola inteira?

Pois acred­ite, isso é con­ce­bív­el e uma esco­la local­iza­da no sul de Atlanta, Geór­gia nos mostra quais os cam­in­hos para via­bi­lizar esta ideia revolucionária.Bearb Creek Mid­dle School é uma esco­la do dis­tri­to de Ful­ton Coun­try com mais de 1100 alunos do 6 ao 8 grau, que através de seu dire­tor e dire­tor assis­tente Antho­ny New­bold e Dar­ren Clay resolveu tornar este desafio um resul­ta­do real através do uso da fer­ra­men­ta de sala de aula One Note.

A imple­men­tação do One Note começou com a capac­i­tação e espe­cial­iza­ção de Antho­ny e Dar­ren no uso da fer­ra­men­ta, com a capac­i­tação ambos foram nomea­d­os Microsoft Inno­van­tive Edu­ca­tor Experts, des­ta for­ma além de coor­denar a mudança dire­tor e dire­tor assis­tente tam­bém pode­ri­am acom­pan­har de per­to o uso cor­re­to do soft­ware, além de dar dicas aos edu­cadores.

 

 

Depois de finalizar os orça­men­tos esco­lares do ulti­mo verão os dire­tores entraram em con­ta­to com um espe­cial­ista em tec­nolo­gia da uni­ver­si­dade Estad­ual de Ken­ne­saw (KSU) que os aux­il­iou na elab­o­ração de uma estraté­gia sobre for­mas de max­i­mizar os recur­sos tec­nológi­cos da insti­tu­ição. A con­ver­sa entre os três rev­el­ou uma quan­ti­dade exces­si­va de din­heiro e tem­po de instrução ded­i­ca­do a usar e dis­tribuir papel. Eles esti­maram que o tem­po que um edu­cador leva para dis­tribuir 30 fol­has de papel é de cer­ca de 90 segun­dos. Ao lon­go do ano leti­vo de 190 dias essa soma chega a 4,75 horas de tem­po de instrução per­di­do em uma classe. Com o uso do One Note o tem­po de disponi­bil­i­dade de uma pági­na em bran­co no soft­ware com­para­da ao papel cai de 90 para 9 segun­dos e ape­nas 28,5 min­u­tos de tem­po de instrução per­di­da ao lon­go do ano. Exam­i­nar o orça­men­to do ano ante­ri­or indi­cou um exces­so de U$ 30.000 alo­ca­dos para com­prar o papel e man­ter três impressoras/copiadoras. Estes resul­ta­dos levaram Bear Creek a estip­u­lar uma meta de elim­i­nar o uso de papel até o final do ano leti­vo.

 

 

Antho­ny, Dar­ren e o espe­cial­ista Microsoft sabi­am que a tran­sição para o One Note iria romper com as práti­cas tradi­cionais de sala de aula que durante décadas havi­am depen­di­do do uso do papel. No entan­to, para que esta ini­cia­ti­va fos­se um suces­so, seria necessário cri­ar mecan­is­mos de apoio sóli­dos e ino­vadores.

Ao pro­je­tar o desen­volvi­men­to profis­sion­al para uma platafor­ma não robus­ta, Bear Creek focou a capac­i­tação de seus pro­fes­sores, além dis­so os dire­tores foram a sala de aula com os edu­cadores e tra­bal­haram jun­tos no desen­volvi­men­to de lições trans­for­mado­ras usan­do o One Note.

 

 

Para ini­ciar o pro­je­to de esco­la sem papel, o depar­ta­men­to de tec­nolo­gia edu­ca­cional da esco­la decid­iu sele­cionar 3 tur­mas e seus respec­tivos pro­fes­sores. Os três edu­cadores foram encar­rega­dos de ini­ciar a primeira aula do ano sem que nen­hum papel fos­se uti­liza­do. Eles tra­bal­haram inten­sa­mente na pro­dução de bib­liote­cas de con­teú­do e espaços de colab­o­ração den­tro do One Note. Durante os está­gios ini­ci­ais os pro­fes­sores tra­bal­haram através de cur­vas de apren­diza­gem e vol­un­tari­a­mente com­par­til­han­do mel­hores práti­cas entre eles. Como as tur­mas destes pro­fes­sores começaram a com­par­til­har suas exper­iên­cias na sala de aula sem papel com out­ros cole­gas logo a curiosi­dade e a von­tade de apren­der uti­lizan­do o One Note tomou con­ta da insti­tu­ição.

Os edu­cadores de Bear Creek estão muito sat­is­feitos com a capaci­dade de incor­po­rar con­teú­do de out­ras fer­ra­men­tas, como Forms, Sway e Youtube dire­ta­mente em suas pági­nas do One Note. Ago­ra, os pro­fes­sores sen­tem que podem geren­ciar com segu­rança seus ambi­entes vir­tu­ais de apren­diza­do porque os alunos não pre­cisam nec­es­sari­a­mente deixar sua pági­na do One Note para aces­sar fer­ra­men­tas secundárias. Vimos um enorme aumen­to no uso do Forms para avali­ações for­ma­ti­vas nos cader­nos de alunos. A direção de Bear Creek além de incen­ti­var tam­bém ado­tou o uso One Note em suas tare­fas de geren­ci­a­men­to, colab­o­ração em equipe e obser­vações de aula.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *