Conheça o Sway na visão de um educador

Conheça o Sway na visão de um educador

Quando pensamos em tecnologia em sala de aulas muitas dúvidas começam a surgir.
Por onde começar? Quais softwares utilizar? 

Não foi difer­ente para David Har­crow, o coor­de­nador acadêmi­co de tec­nolo­gia da King’s Schools local­iza­da em Shore­line, Wash­ing­ton. Neste post mostraremos o cam­in­ho que ele per­cor­reu des­de a bus­ca por soft­wares de apre­sen­tação até os resul­ta­dos e bene­fí­cios trazi­dos pelo Sway.

David começou a lecionar em 1998 em uma esco­la primária, naque­la época a tec­nolo­gia era lim­i­ta­da e o edu­cador não esta­va envolvi­do com o uso da tec­nolo­gia em sala de aula pois os soft­wares exis­tentes não eram volta­dos para esta final­i­dade.

Com o pas­sar dos anos a tec­nolo­gia e o sinal de inter­net se apri­moraram e se tornaram acessíveis, a inter­net se tornou mais ráp­i­da e novos pro­gra­mas começaram a sur­gir. Aos seis de profis­são David pas­sou a notar o adven­to de muitas fer­ra­men­tas que pode­ri­am estim­u­lar o apren­diza­do de seus alunos. Fer­ra­men­tas como o Google Earth e o Youtube começaram a apre­sen­tar a capaci­dade de aces­sar con­teú­dos que pode­ri­am ser exibidos e com­par­til­ha­dos com os alunos. Ain­da assim naque­la época os pro­je­tores pesavam 60Kg e eram sig­ni­fica­ti­va­mente caros, então havi­am lim­i­tações no uso destas tec­nolo­gias.

Mais alguns anos se pas­saram e assim como a inter­net e os soft­wares os pro­je­tores evoluíram, se tor­nan­do menores, mais leves e baratos pos­si­bil­i­tan­do que a esco­la onde o pro­fes­sor leciona­va fizesse a com­pra deste mate­r­i­al. Isto abriu inúmeras por­tas nos méto­dos de apren­diza­do de David e impactou dire­ta­mente no apren­diza­do de seus alunos que com o pas­sar do tem­po pas­sari­am a ler ebooks, tra­bar com mapas inter­a­tivos, uti­lizar sites de matemáti­ca inter­a­tivos para abor­dar con­ceitos com­plex­os, além de man­ter as online as notas de aula diárias (em word), usar o Pow­er­Point para relatórios de alunos e muito mais. O uso da tec­nolo­gia aju­dou a traz­er con­ceitos de apren­diza­gem vivos e aju­daram os alunos a per­manecerem foca­dos, ani­ma­dos e envolvi­dos.

Começando a jornada de influência nas escolas de King

Dois anos depois de imple­men­tar o uso de fer­ra­men­tas de tec­nolo­gia em suas tur­mas David foi con­vi­da­do pela direção do colé­gio para assumir a coor­de­nação de tec­nolo­gia acadêmi­ca. Seu tra­bal­ho era levar tudo o que havia apren­di­do sobre tec­nolo­gia a out­ros pro­fes­sores a fim de impactar pos­i­ti­va­mente out­ras tur­mas e con­se­quente­mente toda a insti­tu­ição.

 

 

Neste mes­mo perío­do a Microsoft lança­va o Microsoft Live Edu, platafor­ma que per­mi­tia o aces­so aos soft­wares Microsoft online, mes­mo não haven­do o Office insta­l­a­do em seu desk­top.

Emb­o­ra fos­se Coor­de­nador de tec­nolo­gia David não tin­ha uma sol­i­da exper­iên­cia em Ciên­cia da com­putação ou TI, então entrou em con­ta­to com uma equipe Microsoft com a qual pode tirar suas dúvi­das e con­cluir que o Live Edu era de fato a mel­hor solução para King’s Schools.

Ele diz que uma das coisas boas sobre ser um coor­de­nador de tec­nolo­gia é a pos­si­bil­i­dade de dedicar seu tem­po a pesquisa se soft­wares que o aju­dem a envolver os alunos e aumen­tar a apren­diza­gem.

…Não impor­ta o grau em que você este­ja, há momen­tos em que você pre­cisa apre­sen­tar infor­mações aos out­ros, seja em gru­pos pequenos ou para uma classe inteira. Há muitos soft­wares de apre­sen­tação – Pow­er­Point, SlideShare, Ani­mo­to, Keynote, Google Slides, Prezi e muito mais – todos tem van­ta­gens e desvan­ta­gens e for­mas dinâmi­cas de apre­sen­tar o con­teú­do ao usuário…”

Segun­do David estas fer­ra­men­tas de apre­sen­tação pare­cem ter uma cur­va de apren­diza­gem bas­tante íngreme. Elas tam­bém exigem que o usuário dedique uma boa quan­ti­dade de tem­po ao lay­out. Algu­mas delas são muito lin­ear­es, enquan­to out­ras são quase tridi­men­sion­ais. Algu­mas per­mitem que o doc­u­men­to seja edi­ta­do por ape­nas uma pes­soa, enquan­to out­ras per­mitem que várias pes­soas editem seu con­teú­do ao mes­mo tem­po. A capaci­dade de vin­cu­lação e incor­po­ração do con­teú­do e a facil­i­dade de inserção de mídia é difer­ente em cada soft­ware.

O que o ago­ra Coor­de­nador real­mente esta­va procu­ran­do era uma fer­ra­men­ta de apre­sen­tação que somasse as seguintes car­ac­terís­ti­cas: uma peque­na cur­va de apren­diza­do, a capaci­dade de com­par­til­har e edi­tar em grupo com uma con­fig­u­ração fácil e ráp­i­da, com menos atenção aos detal­h­es e mais atenção ao con­teú­do.

 

Através de uma pesquisa no Youtube a cer­ca de uma no atrás David encon­trou um vídeo de divul­gação de um novo App Microsoft, o Sway.

…Pare­cia difer­ente de todos os out­ros pro­du­tos de apre­sen­tação que eu tin­ha vis­to. Tin­ha um fluxo difer­ente, aparenta­va ser sim­ples e inter­es­sante. Nat­u­ral­mente eu que­ria exper­i­men­ta-lo ime­di­ata­mente. Min­ha impressão ini­cial do Sway foi de grande exci­tação. Eu real­mente gostei de como o con­teú­do pode­ria ser adi­ciona­do de várias fontes den­tro do próprio pro­gra­ma. Uma das difi­cul­dades em out­ros pro­gra­mas é ter que deixar con­tin­u­a­mente sua janela ati­va para encon­trar o con­teú­do que você dese­ja adi­cionar. Quan­do você encon­tra algo que você quer tem que sal­va-lo em algu­ma pas­ta ou copi­ar e colar em sua janela de apre­sen­tação.  Com o Sway é pos­sív­el pesquis­ar con­teú­do de todos os tipos —  vídeos, ima­gens, Tweets – den­tro da mes­ma janela ati­va e, em segui­da, bas­ta arras­tar e soltar. Que maneira fan­tás­ti­ca de se man­ter foca­do e tra­bal­har de for­ma efi­ciente!…”

 

 

O Office 365 Education fornece acesso instantâneo ao sway

Uma vez que King’s Schools já pos­suia con­tas do Office 365 Edu­ca­tion, seus alunos pode­ri­am faz­er login no por­tal office com essas con­tas e começar a uti­lizar o Sway ime­di­ata­mente. Com as con­tas do Office 365 Edu­ca­tion, os alunos pode­ri­am edi­tar facil­mente apre­sen­tações em grupo através da mes­ma con­ta conec­ta­da ao OneDrive. Se os alunos tiver­essem guarda­do todos os seu doc­u­men­tos do Word, Pow­er­Point, ima­gens, vídeos e o out­ros no OneDrive, todos estes con­teú­dos se tornar­i­am visíveis e pode­ri­am ser inseri­dos em apre­sen­tações do Sway. Esta car­ac­terís­ti­ca econ­o­miza muito tem­po pois se dá auto­mati­ca­mente.

O coor­de­nador con­ta que o Sway fun­ciona tam­bém em dis­pos­i­tivos mobile como smart­phones ou tablets. É pos­sív­el con­fig­u­rar um iPhone para armazenar auto­mati­ca­mente fotos no OneDrive. Com isso ele cria relatórios rap­i­da­mente em qual­quer lugar, adi­ciona fotos de seu tele­fone ao OneDrive e assim ao Sway econ­o­mizan­do ain­da mais seu tem­po.

Uma out­ra car­ac­terís­ti­ca bas­tante inter­es­sante do Sway é a capaci­dade de incor­po­rar sites. Muitas vezes, quan­do se está apre­sen­tan­do um con­teú­do é pre­ciso aces­sar um site para ilus­trar alguns detal­h­es impor­tantes, isso exige que se min­i­mize a janela do Sway e se abra uma out­ra janela para aces­sar o con­teú­do. Com a capaci­dade de incor­po­rar sites ou pági­nas da web den­tro de uma apre­sen­tação o Sway faz com que essas deman­das ante­ri­ores não sejam mais necessárias.

A capaci­dade der incor­po­rar e adi­cionar fotos e vídeos é tão fácil que per­mite que alunos do 3º ano que estão uti­lizan­do o Sway pela primeira vez façam isso den­tro de 15 min­u­tos de uso do pro­gra­ma.

Além de todas essas pos­si­bil­i­dades as apre­sen­tações cri­adas no Sway David tam­bém notou que estas são fáceis de com­par­til­har em todas as comu­nidades de alunos da insti­tu­ição cri­adas no Office 365. Um com­po­nente de apre­sen­tação é a colab­o­ração e quan­to mais fácil é, mais tem­po será gas­to no con­teú­do do que na con­fig­u­ração. Tor­nan­do muito mais fácil a colab­o­ração e o com­par­til­hamen­to de pro­je­tos.

Um exem­p­lo da capaci­dade de uti­liza­ção do Sway para pro­je­tos ocor­reu com as tur­mas do 6 º ano de King’s Schools. Todos os anos os alunos tem um pro­je­to de feira ciên­cias onde apre­sen­tam teo­rias, exper­i­men­tos e seus resul­ta­dos para seus pais e a comu­nidade. Na feira deste ulti­mo ano (2016), cada aluno criou uma apre­sen­tação no Sway onde destacaram seus pro­je­tos e suas descober­tas. Eles então cri­aram um QR code para suas apre­sen­tações e cada QR code foi colo­ca­do em suas respec­ti­vas cab­ines de apre­sen­tação mon­tadas na feira de ciên­cias. Os pais e as famílias posi­cionavam suas câmeras dos celu­lares sobre os códi­gos e assim visu­al­izavam as apre­sen­tações dig­i­tais. Pro­fes­sores, estu­dantes e as famílias ficaram impres­sion­a­dos com a mis­tu­ra per­fei­ta das apre­sen­tações físi­ca e vir­tu­al.

 

 

Feedback e o foco na aprendizagem

Para o Coor­de­nador David Har­crow todas as pos­si­bil­i­dades que o Sway apre­sen­ta e a ideia de dedicar mais tem­po ao con­teú­do do que ao design faz o Sway ser uma óti­ma escol­ha de soft­ware para apre­sen­tação. Durante o ulti­mo um ano e meio a Microsoft ouviu seus usuários e fez pro­gres­sos sur­preen­dentes no pro­gra­ma, tra­bal­han­do con­tin­u­a­mente para tornar as apre­sen­tações mais dinâmi­cas, fáceis e acessíveis para todos os alunos, inde­pen­dente da sua platafor­ma.

A tec­nolo­gia tem per­cor­ri­do um lon­go cam­in­ho nos 18 anos de David na edu­cação e ele está muito ani­ma­do para ver fer­ra­men­tas como o Sway começarem a emer­gir não só como uma for­ma inter­es­sante e dinâmi­ca de apre­sen­tar infor­mações, mas tam­bém cau­san­do um ver­dadeiro impacto na apren­diza­gem dos alunos. Com o Sway, os alunos pas­sam mais tem­po foca­dos no con­teú­do e menos tem­po no pro­je­to, Quan­do os alunos estão mais foca­dos no con­teú­do, eles real­mente estão apren­den­do, e este é o real moti­vo da apre­sen­tação.

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