Quando pensamos em tecnologia em sala de aulas muitas dúvidas começam a surgir.
Por onde começar? Quais softwares utilizar?
Não foi diferente para David Harcrow, o coordenador acadêmico de tecnologia da King’s Schools localizada em Shoreline, Washington. Neste post mostraremos o caminho que ele percorreu desde a busca por softwares de apresentação até os resultados e benefícios trazidos pelo Sway.
David começou a lecionar em 1998 em uma escola primária, naquela época a tecnologia era limitada e o educador não estava envolvido com o uso da tecnologia em sala de aula pois os softwares existentes não eram voltados para esta finalidade.
Com o passar dos anos a tecnologia e o sinal de internet se aprimoraram e se tornaram acessíveis, a internet se tornou mais rápida e novos programas começaram a surgir. Aos seis de profissão David passou a notar o advento de muitas ferramentas que poderiam estimular o aprendizado de seus alunos. Ferramentas como o Google Earth e o Youtube começaram a apresentar a capacidade de acessar conteúdos que poderiam ser exibidos e compartilhados com os alunos. Ainda assim naquela época os projetores pesavam 60Kg e eram significativamente caros, então haviam limitações no uso destas tecnologias.
Mais alguns anos se passaram e assim como a internet e os softwares os projetores evoluíram, se tornando menores, mais leves e baratos possibilitando que a escola onde o professor lecionava fizesse a compra deste material. Isto abriu inúmeras portas nos métodos de aprendizado de David e impactou diretamente no aprendizado de seus alunos que com o passar do tempo passariam a ler ebooks, trabar com mapas interativos, utilizar sites de matemática interativos para abordar conceitos complexos, além de manter as online as notas de aula diárias (em word), usar o PowerPoint para relatórios de alunos e muito mais. O uso da tecnologia ajudou a trazer conceitos de aprendizagem vivos e ajudaram os alunos a permanecerem focados, animados e envolvidos.
Começando a jornada de influência nas escolas de King
Dois anos depois de implementar o uso de ferramentas de tecnologia em suas turmas David foi convidado pela direção do colégio para assumir a coordenação de tecnologia acadêmica. Seu trabalho era levar tudo o que havia aprendido sobre tecnologia a outros professores a fim de impactar positivamente outras turmas e consequentemente toda a instituição.
Neste mesmo período a Microsoft lançava o Microsoft Live Edu, plataforma que permitia o acesso aos softwares Microsoft online, mesmo não havendo o Office instalado em seu desktop.
Embora fosse Coordenador de tecnologia David não tinha uma solida experiência em Ciência da computação ou TI, então entrou em contato com uma equipe Microsoft com a qual pode tirar suas dúvidas e concluir que o Live Edu era de fato a melhor solução para King’s Schools.
Ele diz que uma das coisas boas sobre ser um coordenador de tecnologia é a possibilidade de dedicar seu tempo a pesquisa se softwares que o ajudem a envolver os alunos e aumentar a aprendizagem.
“…Não importa o grau em que você esteja, há momentos em que você precisa apresentar informações aos outros, seja em grupos pequenos ou para uma classe inteira. Há muitos softwares de apresentação – PowerPoint, SlideShare, Animoto, Keynote, Google Slides, Prezi e muito mais – todos tem vantagens e desvantagens e formas dinâmicas de apresentar o conteúdo ao usuário…”
Segundo David estas ferramentas de apresentação parecem ter uma curva de aprendizagem bastante íngreme. Elas também exigem que o usuário dedique uma boa quantidade de tempo ao layout. Algumas delas são muito lineares, enquanto outras são quase tridimensionais. Algumas permitem que o documento seja editado por apenas uma pessoa, enquanto outras permitem que várias pessoas editem seu conteúdo ao mesmo tempo. A capacidade de vinculação e incorporação do conteúdo e a facilidade de inserção de mídia é diferente em cada software.
O que o agora Coordenador realmente estava procurando era uma ferramenta de apresentação que somasse as seguintes características: uma pequena curva de aprendizado, a capacidade de compartilhar e editar em grupo com uma configuração fácil e rápida, com menos atenção aos detalhes e mais atenção ao conteúdo.
Através de uma pesquisa no Youtube a cerca de uma no atrás David encontrou um vídeo de divulgação de um novo App Microsoft, o Sway.
“…Parecia diferente de todos os outros produtos de apresentação que eu tinha visto. Tinha um fluxo diferente, aparentava ser simples e interessante. Naturalmente eu queria experimenta-lo imediatamente. Minha impressão inicial do Sway foi de grande excitação. Eu realmente gostei de como o conteúdo poderia ser adicionado de várias fontes dentro do próprio programa. Uma das dificuldades em outros programas é ter que deixar continuamente sua janela ativa para encontrar o conteúdo que você deseja adicionar. Quando você encontra algo que você quer tem que salva-lo em alguma pasta ou copiar e colar em sua janela de apresentação. Com o Sway é possível pesquisar conteúdo de todos os tipos — vídeos, imagens, Tweets – dentro da mesma janela ativa e, em seguida, basta arrastar e soltar. Que maneira fantástica de se manter focado e trabalhar de forma eficiente!…”
O Office 365 Education fornece acesso instantâneo ao sway
Uma vez que King’s Schools já possuia contas do Office 365 Education, seus alunos poderiam fazer login no portal office com essas contas e começar a utilizar o Sway imediatamente. Com as contas do Office 365 Education, os alunos poderiam editar facilmente apresentações em grupo através da mesma conta conectada ao OneDrive. Se os alunos tiveressem guardado todos os seu documentos do Word, PowerPoint, imagens, vídeos e o outros no OneDrive, todos estes conteúdos se tornariam visíveis e poderiam ser inseridos em apresentações do Sway. Esta característica economiza muito tempo pois se dá automaticamente.
O coordenador conta que o Sway funciona também em dispositivos mobile como smartphones ou tablets. É possível configurar um iPhone para armazenar automaticamente fotos no OneDrive. Com isso ele cria relatórios rapidamente em qualquer lugar, adiciona fotos de seu telefone ao OneDrive e assim ao Sway economizando ainda mais seu tempo.
Uma outra característica bastante interessante do Sway é a capacidade de incorporar sites. Muitas vezes, quando se está apresentando um conteúdo é preciso acessar um site para ilustrar alguns detalhes importantes, isso exige que se minimize a janela do Sway e se abra uma outra janela para acessar o conteúdo. Com a capacidade de incorporar sites ou páginas da web dentro de uma apresentação o Sway faz com que essas demandas anteriores não sejam mais necessárias.
A capacidade der incorporar e adicionar fotos e vídeos é tão fácil que permite que alunos do 3º ano que estão utilizando o Sway pela primeira vez façam isso dentro de 15 minutos de uso do programa.
Além de todas essas possibilidades as apresentações criadas no Sway David também notou que estas são fáceis de compartilhar em todas as comunidades de alunos da instituição criadas no Office 365. Um componente de apresentação é a colaboração e quanto mais fácil é, mais tempo será gasto no conteúdo do que na configuração. Tornando muito mais fácil a colaboração e o compartilhamento de projetos.
Um exemplo da capacidade de utilização do Sway para projetos ocorreu com as turmas do 6 º ano de King’s Schools. Todos os anos os alunos tem um projeto de feira ciências onde apresentam teorias, experimentos e seus resultados para seus pais e a comunidade. Na feira deste ultimo ano (2016), cada aluno criou uma apresentação no Sway onde destacaram seus projetos e suas descobertas. Eles então criaram um QR code para suas apresentações e cada QR code foi colocado em suas respectivas cabines de apresentação montadas na feira de ciências. Os pais e as famílias posicionavam suas câmeras dos celulares sobre os códigos e assim visualizavam as apresentações digitais. Professores, estudantes e as famílias ficaram impressionados com a mistura perfeita das apresentações física e virtual.
Feedback e o foco na aprendizagem
Para o Coordenador David Harcrow todas as possibilidades que o Sway apresenta e a ideia de dedicar mais tempo ao conteúdo do que ao design faz o Sway ser uma ótima escolha de software para apresentação. Durante o ultimo um ano e meio a Microsoft ouviu seus usuários e fez progressos surpreendentes no programa, trabalhando continuamente para tornar as apresentações mais dinâmicas, fáceis e acessíveis para todos os alunos, independente da sua plataforma.
A tecnologia tem percorrido um longo caminho nos 18 anos de David na educação e ele está muito animado para ver ferramentas como o Sway começarem a emergir não só como uma forma interessante e dinâmica de apresentar informações, mas também causando um verdadeiro impacto na aprendizagem dos alunos. Com o Sway, os alunos passam mais tempo focados no conteúdo e menos tempo no projeto, Quando os alunos estão mais focados no conteúdo, eles realmente estão aprendendo, e este é o real motivo da apresentação.