6 dicas para utilizar o Office Mix em sala de aula

6 dicas para utilizar o Office Mix em sala de aula

O Office Mix é uma extensão gratuita para o PowerPoint que facilita a transformação de suas apresentações em aulas interativas on-line e compartilha-las com seus alunos e colegas no OneNote, na web ou em seu sistema de gerenciamento de aprendizagem. Com o Office Mix, você pode adicionar:

  • Nar­ração de áudio e vídeo
  • Gravação dig­i­tal em tem­po real
  • Gravações de tela que mostram as ações que você toma no seu com­puta­dor
  • Testes e pesquisas
  • Sim­u­lações, vídeos e pági­nas da web ao vivo

… tudo a par­tir do Pow­er­Point. Pub­licar um mix é tão fácil como faz­er o upload na web e decidir quem pode visu­al­izá-lo.

As pes­soas com quem você com­par­til­ha podem ver sua aula em qual­quer nave­g­ador da Web em qual­quer dis­pos­i­ti­vo. O Office Mix mostra os dados sobre quem assis­tiu a sua mix­agem, quan­to tem­po gas­taram em cada slide e como eles respon­der­am ao seu ques­tionário e per­gun­tas da pesquisa.

 

Além de todas estas car­ac­terís­ti­cas você tam­bém pode expor­tar ess­es dados para o Microsoft Excel para análise pos­te­ri­or.

 

6 dicas para utilizar o Office Mix em sala de aula

 

  • Seja breve (6 minutos ou menos).

Os vídeos mais cur­tos são muito mais atraentes para os estu­dantes nativos dig­i­tais que estão crescen­do acos­tu­ma­dos a uti­lizar Youtube do que vídeos mais lon­gos com dos quais per­dem o foco rap­i­da­mente. Estu­dos mostram que o enga­ja­men­to diminui brus­ca­mente após seis min­u­tos.

Divi­da os assun­tos por tópi­cos e seja dire­to e con­ciso no con­teú­do.

 

 

  • Insira uma janela na apresentação.

Insira uma janela onde você aparece falan­do sobre o con­teú­do e não ape­nas ani­mações ou nar­ração. Des­ta for­ma você fala dire­ta­mente com seus alunos e tor­na o vídeo mais atra­ti­vo e pes­soal, você pode inserir a janela em miniatu­ra ou mes­mo e tela cheia.

 

  • Vídeos autênticos superam gravações profissionais.

É impor­tante que as ima­gens e o áudio do vídeo pro­duzi­do ten­ham um deter­mi­na­do nív­el de qual­i­dade para que facilitem o entendi­men­to dos estu­dantes, porém não é o mel­hor equipa­men­to que faz uma óti­ma aula e sim o con­teú­do. Você pode gravar em um ambi­ente infor­mal como uma sala se aula ou bib­liote­ca des­ta for­ma a insti­tu­ição econ­o­miza sem que pre­cise cri­ar um estú­dio e os alunos ficam mais à von­tade com o cli­ma infor­mal.

 

  • Trabalhe com seus slides como trabalharia em uma lousa.

Chame a atenção do aluno para infor­mações especi­fi­cas com a fer­ra­men­ta de cane­ta do Office Mix. Intro­duza movi­men­to e tin­ta a suas lições jun­to ao áudio e vídeo, para que os alunos pos­sam acom­pan­har seu proces­so de pen­sa­men­to.

 

  • Seja energético, entusiasmado e, quando apropriado, engraçado.

Den­tro da sua per­son­al­i­dade e sem forçar use um tom descon­traí­do, exem­p­los que facilitem o entendi­men­to do tema abor­da­do. Uma lin­guagem menos infor­mal atrai os estu­dantes e poten­cial­iza o ensi­no.

 

  • Atente-se na visualização sequencial para palestras e não sequencial para tutoriais.

Os estu­dantes se envolvem de for­ma difer­ente com palestras e tuto­ri­ais. É prováv­el que assis­tam uma palestra do começo ao fim, entre­tan­to são mais propen­sos a entrar e sair de difer­entes partes de um tuto­r­i­al. Adi­cione um suporte para a exper­iên­cia de visu­al­iza­ção não sequen­cial de seus tuto­ri­ais, com a capaci­dade de:

  • Nave­g­ar por uma seção (adi­cio­nan­do chamadas que resumem o con­teú­do em slides);
  • Pular (insira hiper­links para out­ros slides e out­ras seções);

 

 

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