Integrando a tecnologia em sala de aula: 6 dicas de uma especialista

Integrando a tecnologia em sala de aula: 6 dicas de uma especialista

Como usar tecnologia em sala de aula? Este é o desafio atual de muitos educadores e coordenadores pedagógicos. E para que você transforme o desafio em uma realidade trazemos estas 6 dicas de Eileen Heller uma profissional especialista em integração de tecnologia na educação.

A tec­nolo­gia abre pos­si­bil­i­dades abun­dantes para estu­dantes, mas para pro­fes­sores pode rep­re­sen­tar um desafio. Novas fer­ra­men­tas não devem ape­nas envolver os alunos e aux­il­iar nas lições, mas tam­bém agre­gar val­or e facil­i­tar o dia a dia dos edu­cadores.

Eileen Heller, instru­to­ra de tec­nolo­gia e facil­i­ta­do­ra de ino­vação para esco­las públi­cas de Oma­ha, é respon­sáv­el pelo treina­men­to de tec­nolo­gia instru­cional em 21 das 63 esco­las primárias de Oma­ha, sem­pre desco­brindo desafios e opor­tu­nidades para levar tec­nolo­gia as salas de aula.

Tra­bal­han­do com uma classe de alunos no 4º ano nas equipes Microsoft, Eileen pôde ver o quão grande é a o impacto da inte­gração dire­ta a tec­nolo­gia.

 

Os alunos foram con­vi­da­dos a com­par­til­har seu per­son­agem favorito e a incluir um gif, emo­ji ou ade­si­vo per­son­al­izáv­el para apre­sen­ta-lo”, expli­ca Eileen. “O resul­ta­do foi uma aula com­ple­ta­mente com­pro­meti­da, feed­back ime­di­a­to de cole­gas e a capaci­dade do pro­fes­sor de reforçar as habil­i­dades dig­i­tais de cidada­nia ao lon­go do cam­in­ho”.

 

 

Veja ago­ra 6 dicas que Eileen dá para edu­cadores que querem inte­grar a tec­nolo­gia a seus méto­dos de ensi­no.

 

6 dicas para transformar o ensino pela tecnologia.

 

  • Ouça e aprenda com seus alunos

Nós não faze­mos isso o sufi­ciente. Todo livro, blog ou arti­go de pesquisa que leio con­tin­ua volta­do a con­stru­ir rela­ciona­men­tos e cul­tura em sua sala de aula para garan­tir o suces­so. Isso inclui inte­gração de tec­nolo­gia. Comece a falar, faça per­gun­tas e, o mais impor­tante, ouça e ajuste. Como seus alunos estão de comu­ni­can­do e com­par­til­han­do ideias com ami­gos e famil­iares? Replique este com­por­ta­men­to em sala de aula para que eles comu­niquem seus apren­diza­dos e cola­borem com seus cole­gas.

 

  • Criar um ambiente centrado no aluno

Diri­ja o foco ao aluno. Há uma var­iedade de téc­ni­cas pedagóg­i­cas cen­tradas no aluno que estim­u­lam pesquisas e pro­je­tos basea­d­os na solução de prob­le­mas. O obje­ti­vo é dar aos alunos pro­priedade em sua apren­diza­gem.

 

Por exem­p­lo, use o tem­po de descober­ta cria­ti­va ao intro­duzir uma nova fer­ra­men­ta. Em vez de dar instruções pas­so a pas­so, deixe os estu­dantes desco­brirem e inter­a­girem uns com os out­ros. Imag­ine uma classe de alunos começan­do pelo Minecraft, você pre­cisa ser o espe­cial­ista ou seus alunos podem desem­pen­har este papel?

 

  • Apaixone-se pelas ferramentas certas

Me lem­bro da primeira vez que vi o OneNote na con­fer­ên­cia da Iter­na­tion­al Soci­ety for Tech­nol­o­gy in Edu­ca­tion em 2014. Ime­di­ata­mente me apaixonei por este App que facili­ta orga­ni­zar as matérias em sessões e pági­nas.

Seja sele­ti­vo sobre a tec­nolo­gia que você usa e apren­da com out­ros edu­cadores que estão usan­do esta fer­ra­men­ta – então ajuste e replique. Encon­tre suas fer­ra­men­tas favoritas que capaci­tam você e seus alunos.

 

 

  • Abrace o design instrucional

Este é o núcleo de toda a inte­gração tec­nológ­i­ca. Nen­hu­ma tec­nolo­gia iso­la­da moverá a real­iza­ção dos alunos ou aumen­tará suas notas nas avali­ações. Tra­ta-se do pro­fes­sor e da for­ma como ele desen­volve a lição usan­do a tec­nolo­gia como fer­ra­men­ta para apren­der.

Quan­do tra­bal­ho com um pro­fes­sor na con­cepção de qual­quer ativi­dade de apren­diza­do, começamos por cole­cionar nos­sos “recur­sos ori­en­ta­dores”. Isso inclui nos­sos guias que apre­sen­tam os padrões e o man­u­al de mel­hores práti­cas de instrução.

 

 

  • Reflita e revise

O apren­diza­do mais poderoso vem da reflexão. Isso pre­cisa ser feito não só pelo aluno , mas tam­bém pelo pro­fes­sor, através do dial­o­go, da escri­ta ou do vídeo. Refli­ta sobre as ativi­dades de apren­diza­do que você forneceu e a tec­nolo­gia que você inte­grou para deter­mi­nar se aumen­tou ou difi­cul­tou a exper­iên­cia de apren­diza­gem.

Nem sem­pre será suces­so, mas o val­or vem em recon­hecer e ajus­tar. Ouça seus alunos, faça per­gun­tas, ver­i­fique se há evi­den­cias de apren­diza­do e adi­cione sua própria visão para a reit­er­ação de sua ativi­dade de apren­diza­gem.

 

  • Mostre e compartilhe

Use a tec­nolo­gia para com­par­til­har a apren­diza­gem do aluno e seu próprio suas próprias aulas com um públi­co deter­mi­na­do. As mídias soci­ais não são ape­nas umas das mel­hores maneiras de apren­der com os out­ros, mas tam­bém uma óti­ma maneira de mostrar e com­par­til­har. Não se pre­ocupe em ser per­feito. Os alunos pre­cisam saber que você irá rev­er con­stan­te­mente este con­teú­do – e que eles tam­bém dev­e­ri­am.

 

Uma das min­has maneiras favoritas de refle­tir sobre min­ha própria apren­diza­gem é através de blogs. Isso tam­bém pode ser o cam­in­ho para meus alunos. Cer­ti­fique-se de per­mi­tir que os estu­dantes escol­ham como eles irão apre­sen­tar e com­par­til­har seu con­teú­do, seja apre­sen­tação visu­al, músi­ca, tex­to ou qual­quer out­ra abor­dagem cria­ti­va. Adoro quan­do os pro­fes­sores se conec­tam com out­ras class­es local­mente ou glob­al­mente para com­par­til­har sua apren­diza­gem via Skype.

 

 

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