Como o OneNote pode ajudar estudantes com dificuldades de leitura?

Como o OneNote pode ajudar estudantes com dificuldades de leitura?

Saiba como a educadora Jeanne Caudill usou o OneNote para fortalecer a leitura de seus alunos e ajudar estudantes com dificuldades.

Nós podemos pas­sar horas falan­do sobre as qual­i­dades do OneNote porém só um pro­fes­sor com exper­iên­cia em sala de aula, que con­hece o cotid­i­ano e as difi­cul­dades de lecionar e apren­der pode­ria falar com embasa­men­to sobre poten­cial­i­dades sur­preen­dentes des­ta fer­ra­men­ta edu­ca­cional. Para isso traze­mos as impressões de Jeanne e esper­amos que ela seja rel­e­vante para edu­cadores e gestores pedagógi­cos na res­olução de dúvi­das sobre como imple­men­tar o uso do OneNote.

 

 

Eu ensi­no a primeira série, mas mes­mo que ensi­nasse para o 6º grau ou ensi­no médio, se visse uma cri­ança lutan­do com a com­preen­são e a fluên­cia, saberia que as chances de que este aluno não pos­sa recon­hecer palavras bási­cas de visão é grande. Bas­ta pen­sar nis­so por um momen­to. Se uma cri­ança não con­segue ler as palavras de alta fre­quên­cia, como ele ou ela pode se lem­brar do que a frase está dizen­do enquan­to eles lutam através de cada palavra nes­sa frase? Depois de ver as fer­ra­men­tas de apren­diza­do do OneNote do Fórum dos EUA em Den­ver, CO, come­cei a son­har com o uso do Read­er Immer­sive para aju­dar meus alunos com difi­cul­dades para ler. Eu escrevi e obtive uma bol­sa da Appalachi­an Renais­sance Ini­tia­tive (RI) para com­prar um Sur­face Pro 4 e come­cei min­ha pesquisa de ação.

 

Área de foco e/ ou pergunta de pesquisa:

A área de foco para o pro­je­to de Pesquisa de Ação foi leitu­ra de fluên­cia. Se uma cri­ança é um leitor que está lutan­do, lê lenta­mente e gas­ta muito tem­po descod­i­f­i­can­do palavras que, por sua vez, lev­am a uma com­preen­são fra­ca. As taxas aceitáveis de fluên­cia podem ser adquiri­das com a práti­ca repeti­da de leitu­ra de pas­sagens. Min­ha per­gun­ta de pesquisa foi: “A práti­ca inde­pen­dente com as Fer­ra­men­tas de Apren­diza­gem da Microsoft no OneNote, apoia­da por instrução difer­en­ci­a­da de gru­pos pequenos, resul­tará em uma mel­ho­ria de 25% ou maior nas taxas de flu­idez de leitu­ra entre alunos que pos­suem 1, 2 ou 3 na Medi­da de Desem­pen­ho Acadêmi­co de avali­ação? “

 

À medi­da que o estu­do de Pesquisa de Ação evoluiu, perce­bi que os alunos que pre­cisavam de inter­venção estavam ten­do difi­cul­dades ao sim­ples­mente recon­hecer as palavras visuais bási­cas, como “disse”, “o”ou “o que”. Adi­cionei estas pas­sagens ao Immer­sive Read­er, então as cri­anças pode­ri­am ter uma práti­ca repet­i­ti­va indi­vid­ual­mente, come­cei a cri­ar um arqui­vo no OneNote de as seis a oito palavras que dev­e­ri­am apren­der sem­anal­mente. Na primeira série, no final do ano leti­vo, dev­e­ri­am ler 125 palavras bási­cas de alta fre­quên­cia. E o que acon­te­ceu pare­cia um mila­gre com­ple­to pra mim!

Os qua­tro alunos do estu­do estavam lendo todas as palavras atribuí­das até sex­ta-feira de cada sem­ana. Não só lendo estas palavras flu­ente­mente todas as sem­anas, mas eles estavam man­ten­do o recon­hec­i­men­to das palavras de alta fre­quên­cia, pois foram nova­mente tes­tadas em avali­ações suma­ti­vas.

 

Os alunos foram iden­ti­fi­ca­dos como Stu­dent 1, Stu­dent 2, Stu­dent 3 e Stu­dent 4 para fins de pri­vaci­dade. Eles foram sele­ciona­dos para o estu­do da seguinte for­ma:

 

 

- Os estu­dantes (iden­ti­fi­ca­dos no iní­cio do ano das avali­ações) que neces­si­taram de inter­venções de leitu­ra foram dire­ciona­dos.

 

- Eu revi­sei os testes de Bench­mark do nos­so pro­gra­ma de leitu­ra para fluên­cia de leitu­ra e out­ros estu­dantes dire­ciona­dos.

 

- Os alunos já estavam receben­do inter­venções RTI Nív­el 2.

 

- Os alunos foram tes­ta­dos sem­anal­mente para a fluên­cia da visão como uma avali­ação for­ma­ti­va.

 

- Os alunos tam­bém foram tes­ta­dos em cada trimestre para recon­hec­i­men­to de palavras à vista como parte de seu relatório de pro­gres­so.

A Pesquisa de Ação resul­tou no seguinte:

- Os alunos aumen­taram dras­ti­ca­mente em sua visão recon­hec­i­men­to de palavras.

- Todos os 4 alunos pos­suíam 80% ou mais capaci­dade de ler as suas palavras visadas.

- Um aluno, que só con­hecia 3% da lista de palavras para a primeira série em setem­bro, ago­ra pode recon­hecer 100% das palavras para a autom­a­ti­za­ção.

- No teste de Read­ing ( do iní­cio ao final do ano leti­vo), o Stu­dent 1 aumen­tou 16 pon­tos, o Stu­dent 2 aumen­tou 17 pon­tos, o Stu­dent 3 aumen­tou 19 pon­tos e o Stu­dent 4 aumen­tou 11 pon­tos. Este é um incrív­el cresci­men­to de dois dígi­tos para estu­dantes que estão no Nív­el 2 para as inter­venções de leitu­ra.

Na min­ha opinião, o val­or de usar o OneNote e o Immer­sive Read­er para ensi­nar a flu­idez da leitu­ra é o seguinte:

  • É fácil. Bas­ta abrir o OneNote e sele­cionar uma nova guia. Nomeie a guia. Em segui­da, dig­ite cada palavra (uma por lin­ha). Sele­cione “Immer­sive Read­er”. Use o botão play para ouvir as palavras. Repi­ta se necessário.
  • É rápi­do. Pos­so dig­i­tar essas 6 a 8 palavras em menos de um min­u­to.
  • É econo­mia de tem­po. Em vez de me sen­tar um a um com cada aluno e usar cartões, pos­so enviá-los para o Sur­face Pro 4 com fones de ouvi­do, e eles con­tro­lam quan­tas vezes eles prati­cam ler e ouvir as palavras. Ago­ra estou livre ara tra­bal­har com out­ros alunos em pequenos gru­pos.
  • É repet­i­ti­vo. As palavras de visão pre­cisam ser repeti­das para que os alunos apren­dam a autom­a­ti­za­ção.
  • É basea­do em pesquisa com meu pro­je­to de Pesquisa de Ação.

Porque isso é impor­tante?

Mais de 50% das palavras usadas hoje em dia são as 125 palavras do cur­rícu­lo de primeiro grau. Pense nis­so por um min­u­to. Se uma cri­ança dom­i­na a leitu­ra da palavra, ele ou ela terá uma base sól­i­da para uma vida de leitu­ra.

Uma tarde em Den­ver, Co, fiquei inspi­ra­da para desco­brir uma nova maneira de ensi­nar os leitores que estão se esforçan­do depois da min­ha intro­dução ao Immer­sive Read­er no US MIEE. O suces­so do pro­gra­ma foi com­par­til­ha­do em duas Cúpu­las patroci­nadas pela Appalachi­an Renais­sance Ini­tia­tive, que mil­hares foram vis­tas inter­na­cional­mente. No E2 Edu­ca­tion Exchange, o pro­je­to gan­hou a admi­ração  de estu­dantes canadens­es que o votaram como um pre­mio “Kid’s Choice”. Final­mente, os alunos da min­ha esco­la exibi­ram este pro­je­to na Rupp Are­na em Lex­ing­ton, KY, na com­petição estatal estad­ual de Pro­gra­ma de Lid­er­ança Tec­nológ­i­ca para Estu­dantes, onde mais de 11mil pes­soas estiver­am pre­sentes.

 

 

Estou muito feliz e impres­sion­a­da com o Immer­sive Read­er for OneNote. Um pro­gra­ma tão fácil e poderoso não vem fre­quente­mente. É por isso que a tec­nolo­gia é a nos­sa super­potên­cia na min­ha sala de aula.

 

 

 

 

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