Power BI e aulas de música?

Power BI e aulas de música?

Os dados têm um lugar em qualquer sala de aula, mesmo que você esteja ensinando música.

Uti­lizei o Pow­er BI da Microsoft para visu­alizar dados que rep­re­sen­tam a for­ma como os meus alunos entram nas enton­ações de pitch e para mostrar com que pre­cisão eles sin­tonizam seus instru­men­tos de cor­das.

Emb­o­ra nor­mal­mente seja com­er­cial­iza­do como uma fer­ra­men­ta de análise de negó­cios, o Pow­er BI está disponív­el para edu­cadores usan­do uma licença do Office 365 for Edu­ca­tion. Assim como os out­ros apps do O365, o Pow­er BI fornece uma tela e as fer­ra­men­tas que eu pre­ciso para ser cria­ti­vo, exce­to quan­do estou tra­bal­han­do com dados.

O Pow­er BI per­mite que você faça mais do que ape­nas cri­ar grá­fi­cos visuais a par­tir de tabelas de dados. Os seus dados visuais são dinâmi­cos, per­mitin­do com­preen­der mel­hor o que se está visu­al­izan­do com alguns cliques. Os relatórios cri­a­dos podem ser facil­mente com­par­til­ha­dos com meus cole­gas e alunos, e obten­do as fer­ra­men­tas de geren­ci­a­men­to necessárias para con­tro­lar quem pode visu­alizar o que é cri­a­do. Os dados obti­dos aju­dam a ori­en­tar instruções, enquan­to os dados de avali­ação e os comen­tários infor­mam a apren­diza­gem pes­soal dos alunos.

Exis­tem muitas fer­ra­men­tas de avali­ação que podem ser usadas com os alunos ara obter dados – Kahoot, Go For­ma­ti­vo, Socráti­co, prati­ca­mente qual­quer coisa que me dê uma planil­ha no final da avali­ação. Pre­firo usar for­mulários do Office com mais fre­quên­cia do que as out­ras fer­ra­men­tas que ten­ho disponíveis, porque ten­ho uma flex­i­bil­i­dade mais cria­ti­va com o meu pro­je­to de avali­ação e os for­mulários do Office são fáceis de com­par­til­har e usar com meus alunos. Meus dados vivem em planil­has do Excel local­izadas na min­ha pas­ta da esco­la no OneDrive. Isso per­mite uma conexão mais fácil entre o Pow­er BI e meus dados.

Veja como ele fez:

Usan­do o Forms, um scan­ner de códi­go de bar­ras Blue­tooth empar­el­ha­do com meu tele­fone e o Pow­er BI, acom­pan­hei todas as minas com­pras de instru­men­tos este ano. Meus alunos e eu podemos com­parar a fre­quên­cia de check-out de instru­men­tos ao lon­go do tem­po com base no nív­el da aula, na classe e na com­para­ção de Band vs. Strings sem­pre mais impor­tante. A práti­ca leva a per­feição, e ago­ra ten­ho alguns dados para jus­ti­ficá-la aos meus alunos.

 

 

Avaliar cor­re­ta­mente as habil­i­dades de enton­ação de meus alunos de cor­das em um nív­el indi­vid­ual soa pesa­do. No entan­to, usan­do o Forms e o Pow­er BI este ano, con­segui mostrar aos meus alunos suas tendên­cias de escu­ta baseadas na cor­da e instru­men­tos que estão ouvin­do, sua por­cent­agem de iden­ti­ficar cor­re­ta­mente a enton­ação das cor­das de seus cole­gas e sua capaci­dade para ajus­tar as cor­das de seus próprios instru­men­tos. A enton­ação cor­re­ta em uma classe de cor­das é incriv­el­mente impor­tante.

Avaliar o desem­pen­ho indi­vid­ual dos estu­dantes de músi­ca é um proces­so demor­a­do, espe­cial­mente com uma classe de mais de 50 alunos. Para sua avali­ação, quero que meus alunos se con­cen­trem no desem­pen­ho com o rit­mo, o pas­so, as articulações/curvaturas, o tom e a pos­tu­ra cor­re­tos quan­do tocam. Para aju­dar a reforçar ess­es con­ceitos impor­tantes, avalio todos os alunos – e seus cole­gas de classe fornecem feed­back quan­do real­izam. Uti­lizamos o Forms para inserir pon­tu­ações e comen­tários con­stru­tivos para cada aluno. No final, no entan­to, o que faço com as 2.331 respostas de feed­back do aluno que eu ten­ho?

Ao impor­tar meus dados no Pow­er BI, pos­so orga­ni­zar par­ti­turas e comen­tários especí­fi­cos das seções do meu instru­men­to e alunos indi­vid­u­ais, com­par­til­há-los com eles e usar ess­es dados para ativi­dades de reflexão pes­soal e ativi­dades rela­cionadas ao cresci­men­to men­tal.

 

Este ano, o depar­ta­men­to ele­ti­vo da min­ha esco­la está apoian­do as habil­i­dades ELA de nos­sos alunos com avali­ações de com­preen­são de leitu­ra. Usan­do as fer­ra­men­tas do Office 365 como Forms, Excel, OneDrive e Pow­er BI, podemos acom­pan­har a con­quista de com­preen­são de leitu­ra dos nos­sos alunos e fil­trar os dados por perío­do de aula, níveis de leitu­ra do SBAC, padrões de ânco­ra Com­mon Core ELA e muito mais. Usan­do o Pow­er BI, podemos fil­trar os dados de avali­ação para encon­trar as neces­si­dades especí­fi­cas dos alunos, para que pos­samos cri­ar inter­venções apro­pri­adas que apoiem suas habil­i­dades de com­preen­são de leitu­ra.

 

 

O Pow­er BI foi um tro­cador de jogos na min­ha sala de aula. Min­has avali­ações são cuida­dosa­mente pro­je­tadas ago­ra para que eu pos­sa obter a infor­mação cer­ta que eu pre­ciso sobre o apren­diza­do e as habil­i­dades dos meus alunos através do Pow­er BI. Pos­so com­pi­lar infor­mações e devolver aos meus alunos ima­gens visíveis facil­mente per­son­al­izáveis que provo­cam sua metacog­nição. Ao usar o Pow­er BI para me aju­dar a anal­is­ar a apren­diza­gem na min­ha classe, pos­so tomar as decisões cer­tas sobre o local a seguir, aumen­tan­do as real­iza­ções de cada aluno.

 

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