A sala de aula digital é uma distração?

A sala de aula digital é uma distração?

Muitas pessoas assumem que os dispositivos e a tecnologia distraem os alunos e afetam negativamente a forma como os professores executam suas lições. Esse não é o caso quando a implementação é feita propositadamente, com ferramentas de aprendizado que suportam estruturas existentes na sala de aula.

Em out­ras palavras, o téc­ni­co não sub­sti­tui o pro­fes­sor, mas aumen­ta suas capaci­dades em ensi­no e admin­is­tração. Uma das soluções mais efe­ti­vas vis­tas recen­te­mente é de um Microsoft Gold Part­ner, Insync. A empre­sa usa a tec­nolo­gia da Microsoft para tornar a apren­diza­gem mais efi­ciente e os alunos mais com­pro­meti­dos, de várias maneiras difer­entes:

Dispositivos e mobilidade

A Insync usa a ampla gama de dis­pos­i­tivos Win­dows da Microsoft para supor­tar difer­entes assun­tos e esti­los de apren­diza­gem, dan­do aos edu­cadores maneiras mais efi­cazes de ofer­e­cer lições. As funções dos dis­pos­i­tivos, como a inter­a­tivi­dade na tela sen­sív­el ao toque, a tin­ta dig­i­tal, a com­pat­i­bil­i­dade do tecla­do, a inte­gração de voz e o vídeo per­mitem aos alunos esboçar notas, dig­i­tar ensaios, realizar aulas de vídeo e faz­er muito mais.

Para aju­dar a lidar com as lições, a Microsoft tam­bém faz com que o geren­ci­a­men­to de todos os dis­pos­i­tivos seja um proces­so dire­to – por meio de seu Enter­prise Mobil­i­ty Suite, que fornece aces­so seguro de logon úni­co para serviços esco­lares, aplica­tivos e redes soci­ais seguras. O Win­dows 10 tam­bém aju­da estu­dantes e fun­cionários a orga­ni­zar seus tra­bal­hos esco­lares, com for­mas fáceis de encaixar aplica­tivos no local, otimizar o espeço na tela, agru­par itens e cri­ar desk­tops vir­tu­ais.

Além dis­so, os alunos com neces­si­dades espe­ci­ais se ben­e­fi­ci­am mais com a abor­dagem da Insync para a sala de aula dig­i­tal. A apren­diza­gem é mais acessív­el para estu­dantes com difi­cul­dades físi­cas graças ao recon­hec­i­men­to de fala no Win­dows 10, enquan­to o Skype fornece tran­scrições em tem­po real para defi­cientes audi­tivos.

Soluções de apren­diza­gem

As inter­ações entre alunos para pro­je­tos gru­pais não param depois da esco­la. Eles podem con­tin­uar on-line através do Office 365 da Microsoft, que inclui uma var­iedade de fer­ra­men­tas de pro­du­tivi­dade baseadas na nuvem que per­mitem aos alunos e mem­bros da equipe atu­alizar ensaios, doc­u­men­tos e planil­has em casa, na esco­la ou em qual­quer lugar.

E para aju­dar os alunos a se destacarem em seus pro­je­tos ou revisões, as esco­las tam­bém podem reg­is­trar vários aplica­tivos de nuvem de ter­ceiros em seu Azure Active Direc­to­ry, que fornece aces­so de logon úni­co a um port­fólio de recur­sos rel­e­vantes on-line.

Admin­is­tração esco­lar

Um dos maiores cus­tos para as esco­las vem da admin­is­tração. As esco­las estão sem­pre procu­ran­do for­mas de sim­pli­ficar o cadas­tro, a nego­ci­ação de doc­u­men­tos e mel­ho­rar o geren­ci­a­men­to do cur­so. A equipe sim­ples­mente não tem tem­po ou espaço para lidar com essas coisas e se con­cen­trar no bem-estar dos alunos.

Com o Microsoft Azure, as esco­las podem optar pelo aces­so pago por aces­so a serviço de infraestru­tu­ra e platafor­ma. Isso econ­o­miza din­heiro ao per­mi­tir que eles aumentem os recur­sos durante tem­pos agi­ta­dos, como os perío­dos de matric­u­la e provas, e dimin­uem a escala em perío­dos de baixa deman­da.

Além dis­so, os dis­pos­i­tivos pes­soais tam­bém podem se conec­tar aos serviços de geren­ci­a­men­to de dis­pos­i­tivos móveis, ofer­e­cen­do aos mem­bros da admin­is­tração relatórios mais inteligentes e segu­rança mais proa­t­i­va.

Segurança e Infra-estrutura

E, claro, as opções de segu­rança integradas da Microsoft tam­bém ofer­e­cem às esco­las um nív­el impres­sio­n­ante de segu­rança e util­i­dade dig­i­tal, negan­do a neces­si­dade de com­prar soluções mais caras. Através do Enter­prise Mobil­i­ty Suite (SEM), estu­dantes e fun­cionários podem aces­sar serviços de TI com reposição de sen­ha de autoa­tendi­men­to, insta­lações de aplica­tivos e dis­pos­i­tivos para esco­las ou cam­pus pequenos ou remo­tos.

As soluções de edu­cação Microsoft City Next podem até aju­dar as esco­las a oper­ar de for­ma mais sus­ten­táv­el ao usar os sen­sores da Inter­net das coisas para con­tro­lar ilu­mi­nação, aque­c­i­men­to e res­fri­a­men­to e cartões inteligentes para aces­so seguro.

Análise e pesquisa de edu­cação

Antes dis­so, as esco­las não tin­ham nen­hu­ma maneira de ras­trear áreas de mel­ho­ria para estu­dantes indi­vid­u­ais, obri­g­an­do os pro­fes­sores a con­fi­ar em feed­back dire­to ou seus próprios instin­tos sobre a eficá­cia das aulas. Com a análise de dados, no entan­to, os pro­fes­sores podem ras­trear e avaliar difer­entes critérios em cada uma das pon­tu­ações e resul­ta­dos de seus alunos, aju­dan­do-os a iden­ti­ficar e abor­dar mel­hor as difi­cul­dades de apren­diza­gem que podem sur­gir.

Em nív­el de toda esco­la, o Microsoft Pow­er BI ofer­ece às esco­las uma visão de desem­pen­ho e oper­ações de 360 graus, enquan­to fer­ra­men­tas de relatórios fáceis de usar sim­pli­fi­cam o aces­so a dados visuais e mel­ho­ram as capaci­dades de com­par­til­hamen­to de relatório com as partes inter­es­sadas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *