Office 365 mudando a cultura escolar e fazendo a diferença na acesibilidade

Office 365 mudando a cultura escolar e fazendo a diferença na acesibilidade

Entre em qualquer sala de aula da NSW e você descobrirá que um em cada cinco alunos tem dificuldade de aprendizagem. Alguns lutam para ler letras pequenas em um fundo branco, outros precisam de texto para serem lidos em voz alta. E para alguns, o ato físico de escrever é impossível.

Para apoiar ess­es alunos, o Depar­ta­men­to de Edu­cação da NSW está na van­guar­da da cri­ação de uma mudança vital na cul­tura esco­lar em todo o Esta­do. Estão fazen­do isso através de um pro­gra­ma ‘Train the Train­er’, que instrui os pro­fes­sores sobre como tornar a apren­diza­gem mais acessív­el através de mudanças peque­nas, mas impac­tantes na maneira como eles usam o Office 365 para garan­tir que a sala de aula seja um lugar de apren­diza­do seguro e inclu­si­vo. E os resul­ta­dos já estão sendo sen­ti­dos.

Para baixo, na cos­ta sul, entre o exu­ber­ante ter­ritório aus­traliano e o oceano cristal­i­no, encon­tra-se Ulladul­la High School, a úni­ca esco­la secundária da região. Cer­ca de 250 dos seus 1240 alunos têm a neces­si­dade de um cur­rícu­lo ajus­ta­do dev­i­do a neces­si­dades espe­ci­ais de apren­diza­gem, um deles é Jacob, um estu­dante expe­ri­ente em tec­nolo­gia.

 

Tan­to ele como sua irmã nasce­r­am com uma condição rara chama­da albinis­mo ocu­lo­cutâ­neo. O que causa uma defi­ciên­cia visu­al, tor­nan­do difí­cil para Jacob ver obje­tos, ima­gens e ler na mes­ma pro­porção que seus cole­gas. Em esco­las ante­ri­ores, a prin­ci­pal solução era imprim­ir doc­u­men­tos usan­do fontes extra­grandes, um proces­so lento e tedioso. Mas ago­ra Leslie Bra­man, seu pro­fes­sor de está usan­do o Microsoft Office 365 para abrir um mun­do de opor­tu­nidade. Em primeiro lugar, cer­ti­f­i­can­do-se de que tudo o que a esco­la pro­duz para Jacob é acessív­el, sim­ples­mente fazen­do com que os pro­fes­sores ver­i­fiquem que é através do uso de um botão de aces­si­bil­i­dade de checagem no modo de revisão.

Os pro­je­tos de grupo são real­mente fáceis ago­ra. Se todos cri­ar doc­u­men­tos acessíveis usan­do esti­los e o recur­sos de seleção de aces­si­bil­i­dade, pos­so tra­bal­har com facil­i­dade com eles. “Jacob tam­bém está usan­do o Immer­sive Read­er no OneNote para aumen­tar o taman­ho da fonte, alter­ar a cor de fun­do para pre­to com tex­to bran­co para o máx­i­mo con­traste, e optar às vezes por tex­tos lidos por ele. Foi fei­ta uma grande difer­ença em sua apren­diza­gem. “Com o Immer­sive Read­er, eu sou capaz de mudar a maneira como eu leio o tex­to para me ade­quar, então eu não seguro ninguém. É real­mente muito legal”.

A for­ma como a tec­nolo­gia pode supor­tar pes­soas com difi­cul­dades de apren­diza­gem inspirou Jacob a se tornar um cod­i­fi­cador e desen­volver uma var­iedade de aplica­tivos de aces­si­bil­i­dade para pes­soas como ele. “Eu acho que aplica­tivos como Office Lens e Write Ideas são sim­ples­mente incríveis. Espero que um dia seja capaz de cri­ar aplica­tivos como esse, para que eu pos­sa tornar mais fácil o tra­bal­ho para pes­soas como eu”.

A tec­nolo­gia é uma obsessão para Jacob, e essas fer­ra­men­tas estão lhe dan­do a opor­tu­nidade de dizer:”o que mais eu pre­ciso, e como pos­so desen­volve-lo?”. E é óti­mo saber que, para o que quer que ele faça, haverá tec­nolo­gia para apoiá-lo.”Sharon  Clear – Mãe de Jacob

Neste momen­to, ele quer desen­volver aplica­tivos para pes­soas com defi­ciên­cia. Se ele con­tin­uar a faz­er isso, vamos olhar para trás e saber que é isso que aju­dou a moldar suas idéias sobre como a tec­nolo­gia pode aju­dar pes­soas com neces­si­dades especiais.”Darren Clear – Pai de Jacob

 

Quão acessível é o seu ensino? 5 pequenas mudanças que podem fazer uma enorme diferença.

 

Essen­cial para alguns. Útil para todos”. É assim que Greg Alchin, vice-pres­i­dente da Rede de Empre­ga­dos de defi­ciên­cia do Depar­ta­men­to de Edu­cação descreve os recur­sos de aces­si­bil­i­dade do Office 365. A visão prej­u­di­cou-se, ele entende muito bem os desafios da apren­diza­gem, não ape­nas para estu­dantes com visão ou audição defi­ciên­cias, mas para aque­les com autismo, dislex­ia e out­ras condições. Esta­tis­ti­ca­mente, 20% dos alunos em nos­sas esco­las têm uma defi­ciên­cia de apren­diza­gem de algu­ma descrição. Dar-lhes opor­tu­nidade iguais para apren­der sem­pre foi uma pri­or­i­dade para o Depar­ta­men­to de Edu­cação da NSW. E ago­ra, com todas as esco­las, pro­fes­sores e alunos que tem aces­so ao Office 365, estão ofer­e­cen­do um pacote de treina­men­to que mostra como alguns pequenos ajustes na for­ma como você ensi­na e as fer­ra­men­tas que você apre­sen­ta aos estu­dantes podem faz­er uma grande difer­ença.

Aqui estão cin­co coisas que você pode faz­er em sua sala de aula para aju­dar cada aluno em sua classe – não ape­nas os 20% com desafios con­heci­dos.

 

  1. Verifique a acessibilidade

Na guia Revisão no Office 365, bas­ta clicar no botão Ver­i­ficar aces­si­bil­i­dade para ver se o doc­u­men­to, teste, atribuição ou notas de ensi­no pode ser lido em voz alta. A chave é usar esti­los e evi­tar usar a tecla de retorno para cri­ar espaço na pági­na, o que pode ser feito nos esti­los de pará­grafo. Dessa for­ma, quan­do seu doc­u­men­to está sendo lido, pode aler­tar o leitor – “Títu­lo: Teste do 5º ano”. “Sub­tí­tu­lo: respon­da duas per­gun­tas”. “Sub­tí­tu­lo. Per­gun­ta um”. Você pode com­preen­der ime­di­ata­mente a difer­ença que isso faz para estu­dantes com prob­le­mas de visão ou aque­les que respon­dem mel­hor à palavra fal­a­da. Além dis­so, ao aplicar esti­los, você estará apren­den­do alguns bons hábitos de escri­ta você mes­mo!

 

  1. Ferramentas de aprendizagem

Fer­ra­men­tas de apren­diza­gem dão aos alunos novas for­mas de abor­dar tare­fas de apren­diza­gem no Word, OneNote, Out­look, Lens ou ePubs. O Immer­sice Read­er é um destaque. Ele per­mite que os alunos ten­ham um tex­to lido para eles, dan­do aos alunos defi­cientes visuais apren­den­do a inde­pendên­cia e colo­can­do-os em pé de igual­dade com seus pares. A fer­ra­men­tas Dita­do per­mite aos alunos para quem escr­ev­er é impos­sív­el gravar seus pen­sa­men­tos sem escr­ev­er. E a fer­ra­men­ta de con­traste é um poderoso aux­il­iar de descod­i­fi­cação de estu­dantes dis­léx­i­cos. As fer­ra­men­tas de apren­diza­gem não ape­nas fazem uma grande difer­ença para os alunos com difi­cul­dades de apren­diza­gem, podem aumen­tar a fluên­cia para os alunos da lín­gua ingle­sa e aju­dar os leitores emer­gentes a pro­gredir para níveis mais ele­va­dos.

 

  1. Office Lens

Este aplica­ti­vo é um tro­cador de jogos. Um down­load gra­tu­ito, per­mite que os alunos encaix­em uma foto de, por exem­p­lo, o quadro da aula, uma pági­na impres­sa ou um esboço áspero no papel. Eles podem então impor­ta-lo para OneNote, OneDrive, Word Pow­er­Point, Out­look ou Immer­sive Read­er, onde ele aparece como tex­to editáv­el. Ape­nas a par­tir de uma per­spec­ti­va de pesquisa, é um enorme econ­o­mizador de tem­po, per­mitin­do que cada aluno coloque infor­mações rap­i­da­mente sem ter que. Para alunos com difi­cul­dades de leitu­ra, isso sig­nifi­ca que o tex­to pode ser ampli­a­do ou fontes difer­entes ou fun­dos de cores para torná-lo mais acessív­el. Ago­ra, mes­mo a lista de preços da can­ti­na da esco­la pode ser rap­i­da­mente dig­i­tal­iza­da e lida de vol­ta para um aluno cego. Além dis­so, os pro­fes­sores podem econ­o­mizar muito tem­po após a reunião de brain­storm­ing da equipe sim­ples­mente fotografan­do o quadro bran­co pron­to para dar o próx­i­mo pas­so de com­par­til­har para edição!

 

  1. Edge

Edge, o Nave­g­ador no Win­dows 10 vem com recur­sos de leitu­ra eletrôni­ca, o que sig­nifi­ca que os alunos podem ler livros ePub dire­ta­mente no nave­g­ador sem pre­cis­ar de um aplica­ti­vo espe­cial. Pos­sui uma bar­ra de pro­gres­so, a capaci­dade de retomar o que você deixou, mar­cadores e uma visão de leitu­ra per­son­al­izáv­el para que você pos­sa alter­ar cores e fontes e ocul­tar ima­gens para aju­dar os alunos a se con­cen­trarem. A van­tagem de aces­si­bil­i­dade vem da capaci­dade de usar Fer­ra­men­tas de Apren­diza­gem com o ePubs in Edge, abrindo todas as opor­tu­nidades de per­son­al­iza­ção descritas aci­ma.

 

  1. Presentation Translator

Pre­sen­ta­tion Trans­la­tor é um novo add-in para o Pow­er­Point que traduz e exibe as apre­sen­tações exibindo leg­en­das dire­ta­mente em mais de 60 idiomas. Ao abrir o micro­fone, os pro­fes­sores tam­bém podem per­mi­tir que os alunos façam per­gun­tas dig­i­tan­do ou falan­do, sendo exibido para que todos vejam. Isso per­mite que os alunos defi­cientes audi­tivos sigam jun­to com a classe em seu tele­fone, tablet, ou com­puta­dor e par­ticipem da dis­cussão sem neces­si­dade de assistên­cia.

 

O com­pro­mis­so da Microsoft com os princí­pios de design de aces­si­bil­i­dade em seus soft­wares, aplica­tivos e dis­pos­i­tivos está aju­dan­do todos os alunos — não ape­nas aque­les com difi­cul­dades de apren­diza­do. Por exem­p­lo; Os recur­sos do tradu­tor do Skype estão inte­gra­dos ao Win­dows 10, per­mitem que os pro­fes­sores traduzam con­ver­sas em tem­po real. Assim, um aluno que é sur­do ou com defi­ciên­cia audi­ti­va pode dis­cu­tir um pro­je­to com um cole­ga ou pro­fes­sor, ou ouvir uma palestra sem o bene­fí­cio de um tradu­tor, tudo através de uma chama­da pelo Skype. O Skype Trans­la­tor for Win­dows está disponív­el aqui. Com fer­ra­men­tas como essa, a Microsoft está desabil­i­tan­do bar­reiras e ofer­e­cen­do opor­tu­nidades acessíveis e inclu­si­vas, para que todos os alunos ten­ham o apoio de que pre­cisam.

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